Aprenda a fazer uma máscara capilar caseira

Durante o confinamento enquanto não pode visitar o seu salão de eleição, porque não aproveitar para aprender a fazer uma máscara capilar caseira? Utilizando ingredientes que provavelmente tem disponíveis na sua cozinha, é possível preparar uma máscara capilar que, além de natural, pode rivalizar até as melhores marcas.

A beleza das máscaras caseiras é que podem ser feitas consoante o seu tipo de cabelo e as suas necessidades do momento, e nem precisa de ingredientes muito específicos. Por isso, enquanto não pode visitar o seu salão de eleição, que tal fazer a sua própria máscara capilar e cuidar do seu cabelo? Deixamos aqui três simples sugestões para si:

Máscara hidratante

Ingredientes:

  • 2 bananas
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de mel

Preparação:

Bata ou amasse as bananas. Junte o óleo e o mel em um liquidificador até conseguir uma mistura homogénea.

Aplicação:

Com o cabelo molhado, aplique uma boa quantidade da máscara em todo o cabelo e deixe atuar durante 25 minutos. Lave de seguida, usando um amaciador e deixe secar naturalmente.


Máscara fortificante

Ingredientes:

  • 1 abacate
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 5-10 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

Preparação:

Misture os ingredientes em um liquidificador para obter uma mistura homogénea e compacta.

Aplicação:

Com o cabelo seco, pincele todos os fios e cubra o cabelo com uma touca de plástico, deixando atuar de 30 minutos a 1 hora. Por fim, lave o cabelo normalmente com shampoo e amaciador.


Definição de caracóis

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de argila bentonita
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã (ou água, dependendo do seu couro cabeludo)

Preparação:

Misture os dois ingredientes e opte por utilizar recipientes e talheres de plástico ou de madeira, evitando o metal, tanto para a produção da máscara como para a sua conservação.

Aplicação:

Borrife os caracóis com água e tente desembaraçar o cabelo antes da aplicação (pode utilizar um creme desembaraçante, se necessário). Aplique a argila no cabelo todo e deixe atuar uns 15 minutos. Esta máscara pode ser usada em vez do shampoo.  A argila é um dos melhores ingredientes para reverter os danos do cabelo, desintoxicando e limpando os fios. Já o vinagre de maçã restaura o equilíbrio natural do pH do cabelo, no entanto, se o seu couro cabeludo for muito sensível, use apenas umas gotas de vinagre na preparação e acrescente água.