Entrevista com Bárbara Adriana Santos da Dello Clinique

Fale-nos um pouco de si, Bárbara.

Sou uma pessoa que tudo o que faz é com amor, foco, sempre em busca de mais e melhor... com um cérebro de esponja, pois estou sempre disposta a aprender mais. Sou ainda muito sonhadora e resiliente. Estas são as minhas características principais. Sobre mim enquanto profissional, posso dizer que sempre estive ligada à área da saúde, desde hospitais até à dentária, aliando e agregando vários cursos dentro dessa área. Paralelamente, trabalhei durante 20 anos como manequim nacional e internacional, apresentadora de televisão e também como diretora criativa de uma revista do segmento premium.

Tendo em conta o percurso da Bárbara, qual foi a sua motivação para abrir um espaço profissional na área de estética e imagem?

Outrora tive um espaço apenas de cabeleireiro e estética que resultou muito bem, mas ao amadurecer e com a experiência que fui ganhando, percebi que existiam lacunas nesta área. Como tal, quis criar a Dello Clinique, um espaço no qual pudessem coexistir todos os serviços do sentido transversal estético, combinado com produtos vegan (vegetais e não testados em animais) para que assim, pudéssemos englobar lactantes, gestantes e pacientes que façam quimioterapia.

Além disso, o mais importante para nós, é sermos um local com profissionalismo, onde os clientes se sintam bem e em família... e para rematar, algo de extrema importância no meu ponto de vista: um lugar onde se faz uma esterilização hospitalar (utilizamos produtos que eliminam estafilococos, HIV, etc) mesmo no serviço de cabeleireiro.

Dello Clinique

Quais os serviços mais requisitados pelos seus clientes? Costuma conseguir fidelizar o cliente em todos os serviços que prestam?

A Dello Clinique é um espaço profissional de estética e imagem, preparado para todos os desafios. Por isso, posso dizer que sim, que fidelizamos os nossos clientes e costumamos ter boas reviews e feedbacks dos mesmos. A verdade, é que para além do serviço de cabeleireiro para homens e mulheres, dispomos de uma área de SPA e estética onde os nossos clientes podem usufruir de uma grande variedade de serviços.  Talvez por isso, e pela filosofia já referida, os serviços mais requisitados sejam os de medicina estética, massagens e aparatologia.

Qual a perspectiva da Bárbara para os próximos 2/3 anos no sector da beleza em Portugal? Quais os maiores desafios e possíveis soluções?

Bom... Tenho como convicção que o setor da beleza seja mais consciencializado sobre a sustentabilidade do planeta, que tenha os melhores produtos aliados ao bem estar e preocupação com a saúde (por exemplo aquilo que colocamos na nossa pele, o maior órgão), mais profissional e por consequente, com mais desafios e mais competitivo. A verdade é que o sector evoluiu muito, principalmente pela qualidade dos nossos clientes, que cada vez estão mais informados, e têm umas noções gerais dos serviços pretendidos.

Claro que os maiores desafios também se prendem na conjuntura atual (covid-19) e nas tesourarias das diversas empresas; na percepção de quem é o novo consumidor e como chegar até ele; no concentrar esforços entre os profissionais para que comuniquem em uníssono e com sentido de entre-ajuda, na regulamentação destas áreas para permitir o que referi acima, com fixação de valores mínimos de serviços a título transversal em todas as empresas deste sector, teremos um maior investimento nas formações, rapidamente, profissionais mais qualificados, melhor pagos, logo mais felizes.