Partner in Cream: uma marca que respeita a tua pele e o ambiente

Foi durante um evento no ISEG, no início do mês de maio, que tivemos a oportunidade de conhecer a Partner in Cream, uma marca de cremes de beleza, a dar os primeiros passos no mercado. A sua história tocou-nos tanto que achámos importante partilhar com quem nos segue. Continua lê e fica a conhecer mais sobre a Partner in Cream.

1. Falem-nos um pouco sobre como surgiu a Partner in Cream.

A Partner in Cream surgiu duma história e necessidade real da sua fundadora e alma do projecto, Ida Bourjouane. Nascida em Fez, mas criada em Nice, na Côte d’Azur, teve desde tenra idade cuidados e rotinas de beleza. Havia, porém, algo que não estava a funcionar. Apesar de ter o aconselhamento de dermatologista, profissionais na área da dermocosmética e de gastar centenas de euros em cremes de beleza, nunca conseguia atingir os resultados desejados. Pior, sentia a sua pele pouco saudável e permanentemente irritada. Cansada de se olhar ao espelho e de não gostar do que via, decidiu arregaçar as mangas e meter mãos ao trabalho. Não tinha estudos na área da dermatologia, farmácia ou até engenharia química, mas isso não foi obstáculo à vontade enorme que tinha em solucionar o seu problema. Dona duma mente criativa e curiosa decidiu começar a estudar sobre o tema e a fazer experiência em casa. Leu quase tudo o que havia para ler e tirou muitas formações e workshops sobre o tema para se começar a familiarizar com aquele que veio a ser o seu novo mundo - cosmética natural. Os resultados não demoraram muito a aparecer. Começou a sentir a pele mais equilibrada, menos irritada e a respirar melhor. Não tardou a fazer experiências e quando os amigos começaram a ver os resultados não tardaram a pedir-lhe que que fizesse o mesmo com eles também. Daí até ter chegado a uma “pequena” comunidade de mais de 70 pessoas, passaram poucos meses, altura em que pararam para refletir e concluíram que talvez se pudesse estar a criar uma boa oportunidade para desenvolver um negócio próprio que ajudasse outros que tivessem o mesmo problema - Não encontrar um produto de skincare adequado às necessidades do seu tipo de pele. A indústria confunde os consumidores oferecendo uma infinidade de produtos para problemas semelhantes. Fazem o chamado “fast beauty” ao lançarem produtos todos os meses e que não são feitos para a pele, mas para o marketing. O nosso propósito é oferecer uma gama de produtos direcionados, levando em consideração as necessidades reais da pele e respeitando o meio ambiente.

Surgiu, entretanto, a oportunidade de integrar um programa de incubação de startups numa incubadora espanhola onde, pouco tempo mais tarde, conhecemos o nosso terceiro sócio Alexandre, brasileiro e com uma grande experiência na indústria da cosmética natural onde trabalhou muito anos na Natura no Brasil. A experiência foi importante, porque tivemos a oportunidade de estruturar e desenvolver o conceito, o que nos permitiu profissionalizar e criar a empresa para lançar o primeiro lote oficial de produção feito num laboratório francês especializado em cosméticos naturais.

💡
O nosso propósito é oferecer uma gama de produtos direcionados, levando em consideração as necessidades reais da pele e respeitando o meio ambiente.

2. Que tipo de produtos podemos encontrar no vosso site?

Ao longo dos nossos passos iniciais fomo-nos apercebendo do quão importante é o estado do nosso tipo de pele e perceber quais os ingredientes com os quais a devemos nutrir. Constatamos que a generalidade das pessoas desconhece qual o tipo de pele que tem e que na maior parte das vezes não recebe a informação correcta quando decide comprar um produto de skincare. Foi tendo isto em mente que decidimos criar cremes para hidratar cada tipo de pele e séruns para tratar cada tipo de problema. No momento em que lançámos o nosso primeiro lote de produção contemplámos 7 produtos distintos repartidos por 2 categorias: cremes e séruns. Desenvolvemos três cremes para 3 tipos de pele diferentes e 4 séruns para  tipos de diferentes problemas. Todos os produtos foram produzidos tendo por base fórmulas próprias que fomos desenvolvendo ao longo do tempo em conjunto com a nossa comunidade inicial que foi determinante para experimentar o que íamos fazendo e dando feedback permanente com o intuito de nos ajudar a melhorar os nossos produtos.

3. Nesta altura do ano, que cuidados especiais devemos ter com a nossa pele?
O Verão é uma das alturas do ano mais sensíveis para o estado da nossa pele devido à sua maior exposição ao sol e aos raios UV. Um dos cuidados principais será o uso de protector solar de factor elevado, 50+. O sol é inimigo número 1 da pele e contribui para a destruição do colágeno que faz com que a pele mais tarde se apresente mais flácida e com rugas.

Um dos produtos da nossa gama que aconselhamos a usar depois de um dia de exposição solar é o nosso sérum NOURISH & REGENERATE, por se tratar duma mistura de óleos vegetais 100% biológicos e com activos botânicos que vão nutrir a pele com o que precisa no momento. Como ingredientes chave enunciamos:

• Óleo de figo da Índia: Firma, tonifica, regenera, suaviza e protege a pele

• Óleo de semente de framboesa: Restaurador, antienvelhecimento, reestruturante, ajuda a manter a elasticidade da pele.

• Óleo de cânhamo: antienvelhecimento, regenerador, revitalizante, reafirmante e suavizante.

💡
Cerca de 50% das pessoas no mundo utilizam mais 50 produtos de skincare ao longo da vida precisamente por desconhecerem o tipo de pele que têm e quais os ingredientes mais adequados para ela.

4. E como podemos saber qual o nosso tipo de pele?
É uma das perguntas mais importantes que devemos fazer quando decidimos começar uma rotina de skincare e que poucas pessoas fazem ou desconhecem a sua importância em todo este processo. Cerca de 50% das pessoas no mundo utilizam mais 50 produtos de skincare ao longo da vida precisamente por desconhecerem o tipo de pele que têm e quais os ingredientes mais adequados para ela. De um modo a conseguirmos oferecer soluções para os 5 grandes grupos de pele que existem:

Seca

A pele seca é causada por um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não geram óleo suficiente para manter a pele lubrificada. Também pode ser induzida por uma variedade de causas intrínsecas e extrínsecas, incluindo hereditariedade, clima e alterações hormonais, para citar alguns. Como características principais podemos apontar a sensação de “repuxar”, alguma comichão devida ao seu estado seco e ao surgimento mais fácil das primeiras linhas ou rugas de expressão.

Mista

A característica mais comum em pessoas com um tipo de pele mista é a oleosidade na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) somada à secura em outras regiões do rosto como as bochechas. Apresenta-se como sendo, normalmente, mais seca nas bochechas, mas oleosa na zona T (testa / nariz / queixo). Também pode apresentar poros dilatados e ser propensa a ter manchas e a criar algumas espinhas.

Oleosa

O aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas dá nome à pele oleosa. Devido às alterações hormonais, esse problema torna-se mais comum na adolescência, quando os níveis de testosterona dos jovens aumentam, estimulando a glândula sebácea a gerar mais oleosidade, auxiliando na produção e no aparecimento das espinhas. As suas caraterísticas principais são: a aparência brilhante, oleosidade na zona T + na área da bochecha (parece gorduroso), poros dilatados e propensão a espinhas e acne.

Sensível

É mais propensa a reagir a estímulos por se tratar de uma pele frágil, geralmente acompanhada de sensações de desconforto, como calor, aperto, vermelhidão ou comichão. É uma pele delicada que necessita de mais cuidados para combater a secura e a condição mais áspera que apresenta.

Para ajudar a encontrar o seu tipo de pele, desenvolvemos um breve questionário com algumas perguntas que o vão ajudar a descobrir qual o tipo de pele que tem.


5. Três conselhos que pode deixar aos nossos leitores.

Nunca abdicar duma rotina de skincare ao acordar e ao deitar todos os dias do ano é essencial para uma pele mais saudável, mais bonita e mais jovem ao longo do tempo.

Os 3 principais conselhos para o efeito serão:

  1. Lavar o rosto todos os dias ao acordar e ao deitar utilizando sempre produtos de limpeza sensíveis e pouco adstringente para a pele. Enxaguar sempre com água morna/fria para reduzir os poros, prevenir o aparecimento de acne e obter um look mais radiante.
  2. Hidratar sempre a pele com produtos de skincare de manhã e à noite adequados ao seu tipo de pele. Decidimos criar a nossa marca com o propósito de oferecermos aos consumidores produtos com os ingredientes indicados ao seu tipo de pele para que se sintam mais bem hidratados e com um aspecto mais saudável. Uma pessoa que comece um programa de skincare aos 25 anos e o prolongue até aos 85 duma forma bidiária como o recomendado irá repeti-lo por mais de 40.000 vezes ao longo da vida. Já imaginaram o que é repetir o erro de dar os ingredientes errados à pele do seu rosto durante todo esse tempo?
  3. Por último e, não menos importante, aplicar creme solar todos os dias de manhã antes de sair de casa. No verão e no inverno é indispensável protegermos a pele do seu maior agressor a que estamos expostos sempre que saímos de casa  - o sol.

O uso de protector solar permite adiar o aparecimento de rugas, o sentimento de pele seca e alterações de pigmento conhecidas como “manchas da idade”. Já para não falar no perigo da alteração nas células da pele causadas por uma exposição prolongada e desprotegida que podem levar a casos extremos como cancro de pele.