Wellness, Beauty and Fitness

Pele morena e brilhante é um dos pontos fortes da chegada do Verão, mas existem alguns cuidados importantes a ter para alcançar aquele bronze de verão sem correr riscos desnecessários para a saúde.

1) Proteja-se do sol todos os dias do ano

É verdade que o índice UV é mais elevado nos meses mais quentes, mas também é verdade que Portugal tem muitos dias de sol por ano. Mesmo nos dias nublados, a proteção solar faz falta, isto porque, mesmo quando o sol não queima, ele pode danificar a pele levando, no limite, ao desenvolvimento de melanomas e outros tipos de cancro de pele.

2) FPS30 no mínimo

O fator de proteção solar mínimo deve ser o 30, visto conferir uma proteção elevada quer contra os UVB, quer contra os UVA, no rosto seria ideal usar um FPS50+, visto tratar-se de uma pele mais sensível e propensa a manchas. Independentemente do seu tom de pele, deve sempre protegê-la do sol, aplique doses generosas, especialmente se estiver em exposição solar prolongada e em dias muito quentes.

3) Depois do mergulho, reaplique

Por muito que o protetor solar seja resistente à água, o ideal é aplicar sempre depois dos mergulhos, só assim pode garantir que está protegida contra a radiação UV.

4) Hidrate-se por dentro e por fora

Beba muita água durante a exposição solar, evite bebidas alcoólicas, pois estas contribuem para a desidratação do organismo. Se estiver hidratada por dentro, a sua pele terá melhor resistência e sofrerá menos com a exposição solar. Como os dias de praia ou de piscina podem desidratar a pele à superfície é importante repor essa barreira com hidratantes, nomeadamente os cremes “after-sun”

5) Evite as horas mais quentes

Aposto que já ouviu esta regra mas que insiste em não a cumprir. Pois é, já todos passámos um dia inteiro na praia. É importante evitar as horas de maior calor pois elas são as mais perigosas, com um índice UV altíssimo, se quiser passar o dia na praia, opte por ficar à sombra entre as 11h e as 16h.

6) Não se fique pelo protetor solar

Óculos de sol, chapéu, t-shirt, ou camisa, ou pareo, ou vestido. Não deixe nada em casa, o sol é perigoso sempre que não temos os devidos cuidados, proteger a cabeça e os olhos é essencial. Também os lábios precisam de proteção, há vários batons que oferecem proteção solar, não os dispense.

7) 30 minutos antes

Este é o tempo que devemos esperar entre a primeira aplicação de protetor solar e a exposição ao sol. Por isso, e para evitar aquelas guerras entre o protetor e a areia, aplique-o antes de sair de casa e depois a cada duas horas (no máximo) durante a exposição solar.

8) Se fez alguma cirurgia ou tratamento estético evite o sol

As cicatrizes são especialmente sensíveis ao sol, deve sempre evitar expor as mesmas à radiação solar, o mesmo se aplica com os tratamentos estéticos, como os peelings ou as depilações a lazer, o período de descanso da pele deve ser respeitado, normalmente varia entre as 24h e as 72h, aconselhe-se sempre junto dos profissionais estéticos.

9) Cuidado com a medicação

Sabia que há vários medicamentos fotossensíbilizantes? Por exemplo, os antibióticos ou os anti-inflamatórios podem deixar a pele ainda mais sensível ao sol, se está a fazer medicação, leia a bula do seu medicamento antes de apanhar sol, não corra riscos desnecessários.

10) Se a vida lhe der limões, não apanhe sol!

Não se trata de ingerir sumo de limão, trata-se de lavar bem as mão sempre que entrar em contacto com o limão. Este fruto tem uma substância extremamente reativa ao sol, podendo deixar a sua pele com queimaduras graves. Beba as limonadas que quiser, mas cuidado com as mãos.

Tendo estas dicas em mente, junte o útil ao agradável e aproveite alguns dos melhores Spas com piscina exterior em Lisboa. As sugestões que temos para si são o Sheraton Lisboa Hotel Spa, Sheraton Cascais Resort, Vila Galé Sintra ou o Mandalay Spa Liberdade. No entanto, se nenhum destes espaços for de encontro às suas necessidades, pode sempre ir à sheerME e encontrar o que mais procura usando os nossos filtros. Desfrute do verão da melhor forma, desfrute com sheerME.

Inscreveu-se com sucesso em sheerME Blog
Bem-vindo de volta!
Fantástico! Inscreveu-se com sucesso.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.