2021 em retrospectiva - sheerME

2021 em retrospectiva - sheerME

O ano de 2021 começou cheio de obstáculos para todos nós: ora confinados ora sem estarmos confinados, adaptação às novas realidades do trabalho à distância, construção de uma cultura de uma nova equipa de startup e com um setor a sofrer sem saber quando abriria novamente.

O nosso produto ainda estava numa fase muito inicial e os profissionais com os quais fechamos contrato nos últimos meses de 2020 precisavam de ser apoiados. Por isso, investimos tempo e demos-lhes a esperança de que a sheerME os iria ajudar a recuperar.

De janeiro a maio de 2021, concentramos-nos na criação de um produto mais forte, uma nova estratégia escalonável, que agregasse valor aos utilizadores e aos profissionais.

Começamos com os primeiros princípios: Como podemos ajudar os utilizadores? E como podemos fazer isso de forma a trazer negócios relevantes para os profissionais?

Produtos SheerME - Adaptação ao mercado

A maioria das outras plataformas de bem-estar e beleza no mercado hoje são produtos SaaS, que têm um custo fixo e ajudam os profissionais a gerir os seus serviços. Mas o que os profissionais realmente precisam é ter mais visibilidade online e converter essa visibilidade em novos negócios.

Também entendemos que muitos profissionais estão mais dispostos a pagar um custo variável, pagando uma comissão cada vez que conseguem novos negócios, do que pagar um custo fixo para usar uma ferramenta que ainda não valorizam.

A nossa estratégia e foco implacável

Com isto em mente, assumimos o compromisso forte e arriscado de que queremos ser um marketplace puro. Tivemos de nos tornar especialistas em aumentar a visibilidade, aquisição, canais de conversão e parcerias para converter visitas relevantes em clientes. Também entendemos que para fazer a diferença neste setor, cobraríamos apenas uma comissão de sucesso: uma percentagem do valor de cada serviço contratado através da sheerME e dos nossos parceiros de tecnologia.

Descoberta> Transações> Recompensas> Repetir

Compreendemos que precisaríamos criar um volante ou um ciclo de produto, com base em 3 ações básicas:

  • Descoberta - dos melhores lugares à volta do cliente ou encontrar o barbeiro, spa ou salão de cabeleireiro favorito na sheerME.
  • Transações - Marcações 24 horas por dia, 7 dias por semana com confirmação instantânea, tornando a vida do utilizador muito mais fácil, sem depender de atendimento telefónico dos espaços. E pagamento direto através da sheerME, para ter uma experiência tipo uber: entrar e sair, sem precisar mexer na carteira.
  • Recompensas - Cada vez que um utilizador reserva e usa a sheerME, não tem apenas um ganho de eficiência. Tem também o benefício de receber reembolso de uma percentagem do valor de cada marcação feita.

FlyWheel da sheerME:


Assim que descobrimos isto, o jogo mudou e começamos a nossa coleção de pequenas vitórias, que nos deram a motivação necessária para virar 2021.

Pequenas vitórias que, juntas, continuam a dar-nos a ambição de fazer da sheerME um dos 3 melhores players, a nível global, nos próximos 3 a 5 anos.
  • Lançamento da Agenda e Gestor de Pagamentos sheerME
  • Lançamento do cash back sheerME em todas as marcações e do ecossistema de carteira
  • Estamos a testar com a L'Oréal a funcionalidade de loja online na sheerME, com um pequeno grupo de clientes da L'Oréal e um produto da L'Oréal Professionnel - a Barbie x Steampod
  • Fomos selecionados para estar no Facebook e no Programa de Aceleração Plug and Play
  • Apresentamos a sheerME no Web Summit em Lisboa
  • Vencedores CTT eCommerce Award 2021 na categoria Innovation em Marketing Digital & e-Commerce
  • Lançamento leve da sheerME no Brasil, dando os primeiros passos para internacionalização
  • Lançamento da integração META, com botões de reserva no Facebook, Instagram, sendo a primeira startup portuguesa a ser lançada como APP Facebook Business
  • Em 6 meses passamos de 0 € a mais de 300.000€ em GMV gerado em Portugal para os sectores da Beleza e Bem-Estar, entre parcerias e marcações
  • Em 6 Meses passamos de uma média de 100 marcações para mais de 2.000 marcações mensais em Portugal nos Setores de Beleza e Bem-Estar

Com esta conquista, principalmente em 6 meses, dá-nos a crença de que estamos no caminho certo, que encontramos um “ponto branco” no mercado, e que precisamos continuar a pressionar o máximo que pudermos.

Temos a equipa, a experiência e a história. Acreditamos que estamos a projetar e iterar a sheerME para estar 100% alinhada com o que o mercado realmente precisa: ser o que os clientes / utilizadores procuram e o que os profissionais realmente precisam para expandir os seus negócios digitalmente.

Assista ao vídeo 👇

A sheerME está a revolucionar a maneira como as pessoas encontram, reservam e pagam pelos serviços de bem-estar e beleza, movidos por um ecossistema de carteira baseado em benefícios.

A nossa missão é ajudar as pessoas a sentirem-se bem com elas mesmas todos os dias! Vamos 2022 tornar esta missão internacional e fazer com que a sheerME sirva mais pessoas globalmente, com os nossos serviços e benefícios de parceiros.

Feliz Ano Novo!

Miguel Ribeiro, CEO & Co-Founder da sheerME