5 ideias de promoções para este Natal

5 ideias de promoções para este Natal

A quadra natalícia é uma excelente época para potenciar o seu negócio e multiplicar as suas vendas, mesmo num ano difícil e muito desafiante como o de 2020, há muitas estratégias que pode e deve aplicar para faturar mais e atrair novos clientes ou fidelizar os antigos.

As estratégias de promoção são sempre uma boa aposta, atraem o cliente e promovem muitas vendas e/ou adesões. Há muitos tipos de promoções e estratégias diferentes, mas escolhemos as 5 melhores para aplicar nesta época.

Cartão de fidelidade

Pode ser físico ou digital e tem como objetivo fidelizar um cliente através da permanência e da continuidade, quantas mais vezes o cliente visitar o seu espaço e/ou efetuar uma compra, mais perto estará de ganhar um produto ou experiência grátis, um desconto diferenciador (como 80%) ou até acesso a algo exclusivo como um tratamento apenas para clientes premium. O número de visitas ou vendas até à oferta, bem como a oferta poderão variar consoante os seus objetivos e o que pretende oferecer. Seja equilibrado, se exige muitas visitas do seu cliente dê-lhe uma boa recompensa no final, porque um cliente fiel é muito importante para qualquer negócio.

Horas promocionais

As regras sanitárias impostas pela crise pandémica exigem que menos pessoas estejam dentro do seu espaço ao mesmo tempo, o que em épocas de grande procura pode ser difícil de gerir. Observe quais os dias e horas a que recebe menos visitas e faça um preço promocional para os cliente que optem por marcar uma visita nessas horas. Com esta estratégia poderá satisfazer mais clientes, seguindo todas as regras de segurança e higiene, efetuar vendas e marcações ao longo do dia, otimizando todas as horas a que o seu espaço se encontra aberto. Por exemplo, terças-feiras, entre as 10h e as 14h (seria o seu horário com menos afluência) faça uma promoção de -20% para cativar clientes para essas horas. Resultado: os seus clientes habituais podem sentir-se tentados a mudar de hora e a deixar as horas mais requisitadas livres para novos clientes e os novos clientes podem sentir-se atraídos pela redução no preço.

Cartão presente

O cartão presente não é tipicamente uma técnica promocional, mas com a estratégia certa faz muito sentido. O cartão presente consiste num cartão ou vale (físico ou digital) que representa um valor ou um produto ou experiência, ou seja, pode ser um cartão que representa o valor de 20€ para ser descontado, ou que representa uma massagem de corpo inteiro, um corte de cabelo, ou outra qualquer experiência ou serviço que o seu espaço ofereça. Estes cartões servem muitas vezes para darmos de presente a alguém, pelo seu lado prático e versátil, e nesta época natalícia tornam-se ainda mais relevantes e apetecíveis. A estratégia promocional procura chegar a novos clientes e permite-lhe fazer vendas no imediato, mesmo que a pessoa só usufrua daqui a uns meses, por exemplo.

Pack promocional de natal

Os packs podem ser de várias coisas, são também conhecidos como cabazes de natal, mas não têm de ser, necessariamente, um conjunto de produtos. Pode fazer um pack com os seus serviços, por exemplo: uma massagem e uma esfoliação, uma manicura e uma maquilhagem, um treino de outdoor e uma aula. O objetivo é que o preço do pack seja mais baixo do que se o cliente comprar os serviços (ou produtos) em separado, assim conseguirá atraí-lo e faturar mais. Pode até aproveitar as suas redes sociais para perguntar aos seus clientes e seguidores qual seria o pack ideal, assim, não só melhora a relação e comunicação com os seus clientes como fica a saber qual a oferta ideal para eles.

Calendário do advento de promoções

O calendário do advento é um chamariz, por ser um elemento tradicional desta quadra. Mas como aproveitar este elemento para fazer promoções? Aproveitando cada dia para oferecer uma promoção diferente, tem 24 dias, de 1 a 24 de Dezembro, e em cada um deles pode promover um serviço ou produto diferente, poderá utilizar estas técnicas de promoções ou poderá fazer um mix com outras que façam sentido para o seu negócio, dê uso à sua imaginação. O objetivo é manter o seu cliente interessado e atento durante estes dias, com tantas promoções diferentes poderá agradar a todos os seus clientes habituais e ainda conquistar visitas novas ao seu espaço.


Contudo, apesar destas importantes ideias, não deve parar ou até mesmo abrandar a aposta na sua presença digital, pois esta é cada vez mais importante para o seu negócio e para os seus clientes. Caso precise de ajuda, tem sempre a equipa da sheerME para lhe facilitar a vida. Faça o seu pré-registo gratuito no nosso site, e nós fazemos o resto. Estamos à sua espera!