7 alimentos aliados de um bronzeado natural

7 alimentos aliados de um bronzeado natural

De nada adianta ter a pele exposta ao sol se esta não está preparada para absorver o que o sol tem de melhor. Sabemos que uma exposição irresponsável pode trazer bolhas e queimaduras indesejáveis que só colocarão a sua saúde em risco e, por isso, deixamos aqui alguns aliados do tão desejado bronzeado.


Beterraba

A beterraba é toda ela rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A que atua diretamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e pela sua proteção contra os raios solares.

Cenoura

A raiz da cenoura é uma fonte de vitamina A, que é ótima para a saúde da pele por conter carotenoides. O que é que isto quer dizer? Essa substância é um pigmento que dá origem ao betacaroteno, o super antioxidante de que falámos em cima, responsável pela coloração bronzeada da nossa pele.

Manga

Para além de ser uma fruta refrescante, a manga é mais uma fonte de betacaroteno que ajuda a intensificar o bronze da pele no verão. Conta com as vitaminas A, C e E na sua composição e a última, por sua vez, é também uma aliada de quem quer ter uma pele mais morena - um poderoso antioxidante que deixa a pele nutrida.

Espinafres

Os espinafres são também ricos em betacaroteno. No geral, vegetais de cor verde-escura possuem grandes quantidades de betacaroteno, o que significa que comer saladas no verão pode ser uma excelente opção para o seu bronzeado e para a sua saúde.

Melancia

Rica em vitaminas A e C, a melancia acaba por ser o alimento indicado para quem quer um bronzeado natural, uma vez que permite a produção e absorção do aclamado betacaroteno. Já para não falar que é um alimento que ajuda a hidratar o corpo, o que é ótimo não apenas para a saúde da pele, como também para o organismo como um todo, especialmente nos dias quentes de verão.

Nozes

Complementando a ação da vitamina A no processo de proteção cutânea, as nozes agem como antioxidantes e são ricas em vitamina E. Para além de um excelente snack para levar para a praia, tem aqui um aliado do seu bronzeado!

Tomate

Além de rico em vitamina A, o tomate também possui boas quantidades de vitamina C. Esta, por sua vez, evita o envelhecimento precoce por ser antioxidante e ainda melhora a absorção de betacaroteno no organismo; com isto, contribui também para uma pele bronzeada e saudável.


Para ter resultados positivos e um bronzeado natural, comece a consumir estes e outros alimentos ricos em betacaroteno pelo menos uma semana antes da exposição ao sol. Mas não se esqueça, respeite o sol! Mesmo quando o objetivo é bronzear, procure sempre proteger a pele com um bom protetor solar e um bom hidratante pós-solar,  evite as horas de maior calor e beba muita água.

Na sheerME pode encontrar nutricionistas que o aconselharão sobre quais as melhores formas de introduzir estes alimentos na sua dieta. Mantenha uma alimentação equilibrada com a ajuda de bons profissionais!