Wellness, Beauty and Fitness

Dias mais curtos, as primeiras chuvas e muitas folhas no chão! A chegada do outono traz sempre nostalgia e saudades dos dias de verão, mas nem tudo é mau. É sempre bom mudar de estação e aproveitar o que de melhor existe em cada uma. No caso do outono, além de muitos optarem por uma mudança de visual e de armário, também significa mudanças na rotina ou na alimentação. É a época ideal para incluir novos alimentos na sua dieta, e de se cuidar depois de alguns excessos cometidos nas férias. A verdade é que existem imensos alimentos desta época com um enorme valor nutricional, que ajudam a preparar o corpo para a estação mais fria, evitando desequilíbrios hormonais ou baixas de defesas.

Antes de encontrar o seu nutricionista na sheerME apresentamos-lhe os melhores alimentos de outono, que de certeza irá querer incluir na sua rotina!

Uvas

Com ou sem grainha, este é um dos frutos mais característicos do outono. As uvas são ricas em fibra, ajudando na regulação do trânsito intestinal, contendo também vitaminas do complexo B (que incluem ácido fólico) e antioxidantes importantes para reforçar o sistema imunitário.

Castanhas

As castanhas são um excelente acompanhamento de refeições, servindo também como petisco e até como sobremesa. Castanhas ou assadas, o que interessa é que as pode encontrar “quentes e boas” por todo o lado durante o outono, e isso é de aproveitar. São ricas em hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas A, C e E e ácido fólico, ajudando a prevenir a obstipação e reforçando o sistema imunitário.

Romã

Nada como juntar uma romã a uma salada colorida de outono! Altamente nutritivas, são ricas em vitamina C, carotenos, taninos e fibra, ajudando a regular o aparelho digestivo. Além disso, a romã tem propriedades antioxidantes, ajudando a depurar o organismo e a manter a boa forma física.

Abóbora

Com um elevado valor nutritivo, a abóbora é um hortícola bastante usado na cozinha portuguesa. Esquecendo as tradicionais filhoses de natal, há imensas receitas onde pode incluir abóbora, desde sopas a abóbora assada no forno. É rica em fibras, antioxidantes, vitamina A e C, magnésio e ferro, nutrientes essenciais para a visão e para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Diospiros

Talvez seja uma das frutas que reúna menos consenso, mas sem dúvida de que é altamente nutritivo e saudável. O dióspiro é rico em fibra, vitamina C, taninos e carotenos, potenciando as defesas do organismo. Por isso, são ideais para combater as primeiras gripes, além de que ajudam a prevenir cãibras e problemas de pele. Devido ao seu elevado valor energético, aconselha-se a consumir com alguma moderação, principalmente se quer perder peso.

Marmelo

Outro fruto típico de outono e o responsável por um dos doces mais típicos da estação: a marmelada. O marmelo é rico em vitamina C, potássio, cobre e taninos com propriedades anti-inflamatórias. Devido ao potássio é um excelente aliado para quem sofre de hipertensão, além de que auxilia na fadiga mental e física. Pode consumi-lo assado, em chá ou em smoothies, por exemplo.


O outono é uma estação rica em verduras e frutos que resultam ideais para preparar o seu corpo para a estação mais fria. Se procura incluí-los numa dieta variada e equilibrada, pode sempre encontrar o seu nutricionista na sheerME, que ajudará sempre a que controle calorias e reforce o seu sistema imunitário. Aproveite da nova estação em pleno, está tudo nas suas mãos ou, neste caso, na sua dieta!

Inscreveu-se com sucesso em sheerME Blog
Bem-vindo de volta!
Fantástico! Inscreveu-se com sucesso.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.