"Para se ser empresária é necessário conhecer bem o negócio, ter paixão e ser focada"

"Para se ser empresária é necessário conhecer bem o negócio, ter paixão e ser focada"

Luísa Sousa é proprietária da Body Hut e considera-se uma pessoa empreendedora e em constante evolução. Poder ser autónoma nas suas ideias e decisões foi o que a levou a ser empresária e a querer trabalhar por conta própria.

1) O que a diferencia como mulher líder?

A mulher líder, na minha perspectiva, tem muita iniciativa, lida bem com as adversidades, consegue negociar bem vários negócios da empresa, é muito focada, muitas vezes é uma inspiração para as outras colegas, sabe liderar bem, porque também tem um lado mais sensível de saber ouvir e compreender as colaboradoras que com ela trabalha, gosta de inovações e é criativa. Há vários fatores que provam que as mulheres são muito boas líderes.

2) Que conselho a empresária de hoje daria a si própria 5 anos atrás.

Em termos de projeto não mudaria uma vírgula, sou uma pessoa que antes de criar um negócio já pensei muito nele, já sonhei tudo e projetei o que queria fazer.

Agora há coisas que com a experiência teria feito de uma ou outra maneira para ter corrido ainda melhor logo de início. Mas isso chama-se crescimento e aprendizagem e todos temos que passar por isso.

3) Qual conselho daria a uma mulher empresária que tem vontade ou que esteja a começar a sua carreira?

Que para se ser empresária é necessário ter algumas vertentes, como conhecer bem o negócio, acreditar muito no que estamos a fazer, ter paixão e ser focada e dedicada.

Depois para saber gerir bem um negócio é necessário fazer um estudo de mercado antes de abrir e estar muito preparado. Todos os negócios têm altos e baixos e a adrenalina do empreendedor está aí, saber criar soluções para as adversidades que vão surgir.