Calistenia: sabes o que é?

Calistenia: sabes o que é?

Nos dias que correm existem cada vez mais formas, e variadas, de trabalhar os nossos músculos, mas nem todas elas são conhecidas pelo público em geral. Temos o caso da Calistenia, também conhecida como ginástica calisténica ou “street workout”. Se queres saber mais sobre esta técnica continua a ler 😉

Mas afinal o que é e para que serve a Calistenia?

Esta é um tipo de treino que tem como principal objetivo trabalhar a força, resistência e consciência corporal. Geralmente, este tipo de treino não recorre a equipamentos de ginásio, uma vez que tem por base a utilização do próprio corpo para aumentar a massa muscular. Se não és fã do ginásio e preferes praticar exercício físico ao ar livre ou em casa, esta técnica poderá ser ideal para ti!

Quem pode praticar?

Toda a gente! Sim, exatamente leste bem..não interessa se praticas desporto à pouco tempo ou não porque estes exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, de qualquer idade!

Apesar de existirem alguns exercícios que exigem alguma força e condicionamento, a calestenia também possui movimentos básicos como flexões, prancha e agachamentos. Portanto, não inventes desculpas para não tentares estes exercícios físicos!

Quais são os benefícios da Calistenia?

Além do evidente benefício acima mencionado de poder ser praticado em qualquer lugar, não precisas de outros instrumentos além do teu corpo. A calestenia foi desenvolvida para trabalhar vários músculos ao mesmo tempo e, por isso, geram um grande gasto calórico durante e depois da atividade física, o que leva à redução de gorduras e melhor definição muscular!

Para além disto, ainda permite um aumento da flexibilidade e mobilidade articular, um melhor desenvolvimento da coordenação motora, a ativação do metabolismo e um melhor equilíbrio corporal.

3 exercícios simples de calistenia que podes experimentar

  1. Agachamentos

É um exercício clássico que trabalha os músculos das pernas e glúteos. Para isso, só tens que ficar de pé com os pés à largura dos ombros e agachar com as costas direitas até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Deves fazer 3 séries, de 10 a 12 repetições, com um intervalo de 1 minuto entre elas.

2. Prancha Abdominal

É uma técnica muito simples que trabalha a zona do abdómen, lombar e quadril. Para executar este exercício basta apoiar os antebraços no chão, afastados à largura dos ombros. Deixar as pernas unidas até que o teu corpo forme uma linha reta dos calcanhares ao pescoço. Por fim, basta contrair o abdómen e ficar nessa posição por 1 minuto.


3. Flexões

É também um exercício muito conhecido, excelente para fortalecer tanto os braços como as costas e ainda a zona do peito. Para completar este exercício só tens que manter os braços afastados à largura dos ombros e descer o corpo, até que os cotovelos façam um ângulo de 90º graus. Podes fazer 3 séries de 5 repetições, com descanso de 30 segundos, entre cada série.

Apesar de ser uma técnica desportiva que podes fazer 100% sozinho, podes ainda assim recorrer a um personal trainer que te guiará e permitirá chegar aos teus objetivos de forma mais rápida e eficaz! Deixamos-te por isso no botão abaixo algumas das nossas sugestões!