Conheça os cuidados a ter com a pele se usa máscara

O uso de máscara tornou-se obrigatório no nosso dia-a-dia, conheça alguns dos cuidados para proteger a pele do seu rosto.

Conheça os cuidados a ter com a pele se usa máscara

O uso de máscara tornou-se obrigatório em vários momentos do nosso dia-a-dia e, há até quem tenha de a usar durante várias horas seguidas, em contexto profissional. O uso prolongado deste acessório a que o Covid-19 nos obriga a usar, tem consequências para a pele e nenhuma delas é boa. Saiba como proteger a pele do seu rosto dos danos causados pelo uso de máscara e conheça algumas dicas de maquilhagem.

Limpar em profundidade

O uso de máscara, especialmente nos dias mais quentes, fará com que a sua pele transpire mais e fique mais húmida, o que acaba por criar um ambiente propício à propagação de fungos e bactérias que alteram o microbioma da pele.

Estas alterações podem ser especialmente nefastas para quem tem acne, dermatite seborreica, eczema, rosácea ou pele sensível. É, por isso, fundamental limpar a pele em profundidade, optando por um gel de limpeza que não a deixe seca ou desconfortável, mantenha-se longe dos ácidos, como o glicólico ou o lácteo, pois podem sensibilizar a pele, se tiver acne pode intercalar um gel com Ácido Salicílico e outro com um ph mais neutro, se tiver pele normal ou seca opte por um gel ou leite de limpeza suave. Evite ao máximo lavar o rosto com água quente e deixe de lado as esfoliações.

Para uma limpeza profunda sugerimos o Oficina da Beleza

Hidratar

Sim, uma pausa para beber um copo de água é fundamental, especialmente no verão, mas já parou para perceber se está a dar hidratação suficiente à sua pele?

Apesar da pele transpirar bastante com máscara, a verdade é que ela fica desidratada mais rapidamente. De manhã e à noite, hidrate a sua pele com séruns de ácido hialurónico e cremes com ceramidas (caso não tenha a pele com excesso de oleosidade). Durante o dia, utilize uma água termal para refrescar o rosto e para lhe dar um pequeno boost de hidratação. Notará a diferença!

Para uma sugestão de um tratamento de hidratação sugerimos o CitySpa

Reduza o atrito

A máscara, por muito boa que seja, fará sempre algum tipo de fricção na pele do seu rosto, seja na cana do nariz, nas maçãs do rosto, na linha do queixo ou até atrás das orelhas. Reduzir este efeito é fundamental para evitar assaduras e irritações, para isso pode optar por sticks feitos à base de vaselina, também muito usados em climas muito frios, o objectivo é criar uma barreira física entre a sua pele e a máscara, diminuindo a fricção.

Não se esqueça dos lábios

Os lábios também sofrem dos mesmos males, hidratá-los e protegê-los é essencial. Não abdique de um stick de lábios com propriedades nutritivas e hidratantes, os seus lábios vão agradecer. Não lhe faltarão razões para sorrir, mesmo com máscara.

Foque-se no olhar

A utilização de maquilhagem é desaconselhada a quem tem de usar máscara, por poder ser um factor que irá obstruir ainda mais os poros e aumentar os problemas na pele. Mas isso não impede ninguém de caprichar no olhar, arranje as sobrancelhas, aposte numa boa máscara de pestanas e sombras ou eyeliners coloridos, o seu olhar vai falar por si.

Para um novo look às suas sobrancelhas sugerimos um dos espaços Wink

Procure os melhores espaços de estética na sheerME, faça a marcação do seu tratamento de rosto ou depilação de sobrancelha e partilhe a sua experiência. A melhor coisa a fazer é pesquisar, reservar e partilhar!