"Construir uma marca a partir do zero e torná-la uma tendência é um grande desafio"

"Construir uma marca a partir do zero e torná-la uma tendência é um grande desafio"

Nasceu no Brasil, mas há 18 anos decidiu mudar-se para Portugal para desenvolver a sua carreira profissional. Formada em psicologia e com uma vasta experiência em gestão de pessoas, entrou no mundo da tecnologia e rapidamente se tornou numa entusiasta de todas as novidades da área.

Embora utilizasse aplicações para praticamente tudo na sua vida, notou uma lacuna no setor de beleza e bem-estar quando precisou marcar serviços ou tratamentos. Naquela época, as opções digitais eram bastante limitadas e pouco eficientes. Foi então que, em conjunto com outros empreendedores, decidiu criar a sheerME, a maior aplicação de serviços de beleza e bem-estar em Portugal.

Hoje, a sheerME é uma referência no setor, oferecendo uma plataforma abrangente e intuitiva que liga clientes e prestadores de serviços em todo o país. Graças ao seu espírito empreendedor e à sua paixão pela tecnologia, conseguiu transformar uma necessidade pessoal num negócio bem-sucedido e inovador.

1- O que a levou a ser empresária?

Já tive várias empresas e posso afirmar que ser empresária não é tão complicado. No entanto, construir uma marca a partir do zero e torná-la uma tendência é um grande desafio.

A minha capacidade de ser polivalente permite-me trabalhar em diversas áreas, como vendas, marketing, finanças e gestão. Por isso, ao abrir um negócio, é essencial ter uma visão global de todas as áreas envolvidas e estar disposta a arregaçar as mangas e ir à luta.

Criar uma startup é um trabalho árduo, pois envolve desenvolver algo novo e que não foi testado antes. No entanto, sinto muita confiança na nossa equipa de fundadores, cada um com skills complementares, o que nos ajuda a ter uma curva de aprendizagem mais curta e nos leva a executar com muito mais eficiência.

Sempre tive o sonho de criar uma cultura de trabalho em que as pessoas se sintam felizes, que gostem do que fazem e que se divirtam enquanto trabalham. Afinal, passamos pelo menos um terço do nosso dia no trabalho e é importante que esse tempo seja valorizado.

2-  Como é ser empreendedora no mundo das startups?

Ser empreendedora no mundo das startups é uma experiência viciante. Nesta área, quase tudo é possível e a forma descontraída de fazer grandes negócios é realmente impressionante . Esta abordagem informal vai ao encontro da nossa cultura e é por isso que me sinto feliz em estar envolvida no ecossistema das startups.

Código MULHER válido até dia às 23:59 de 12 de março de 2023

3- Quais os maiores desafios de ser uma mulher empresária e como superá-los?

Muitas mulheres têm uma exigência alta consigo mesmas, numa busca constante da perfeição em diversas áreas. Considero-me uma excelente gestora por lidar com vários projetos em simultâneo: cuidar da casa, filhos, saúde e estética pessoal, além de ter meu próprio negócio.

A maioria de nós mulheres, fomos educadas para não falhar, o que pode gerar um sentimento de culpa quando não dedicamos a atenção necessária aos nossos filhos, por exemplo. Para mulheres empreendedoras, o maior desafio é equilibrar todos os projetos e ao mesmo tempo ter o sentimento de tranquilidade, sabendo que fizemos o melhor que pudemos.

4- Como é ser co-Founder da sheerME?

Não há dúvidas de que o meu trabalho é incrível, é realmente um sonho tornado realidade. Ter a oportunidade de ajudar a criar e cuidar de uma marca que facilita a vida de tantas pessoas que buscam cuidar de si, é algo realmente fantástico. Identifico-me profundamente com a missão da sheerME, pois sou uma grande fã e utilizadora assídua da plataforma.

Na minha opinião, a sheerME preenche uma lacuna importante no mercado, permitindo marcar serviços de bem-estar e beleza online, a qualquer hora do dia ou da semana, através de uma aplicação super intuitiva e ainda ganhar cashback na wallet da sheerME para utilizar na próxima marcação.

5- Qual é o melhor conselho que pode dar a uma mulher empresária que esteja a arrancar hoje?

Todos possuímos habilidades e, quando há algo que não sabemos, temos a capacidade de aprender. Não devemos sentir vergonha de pedir ajuda e fazer perguntas quando não temos conhecimento, pois aqueles que estão dispostos a aprender já estão no caminho certo para alcançar o sucesso.

Além disso, é fundamental ter os parceiros certos. Construir algo sozinho pode ser desafiante, por isso é importante unir-se com pessoas que sejam melhores do que nós e aprender com elas. Como o escritor americano Jim Rohn afirmou, “somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos”, então devemos conviver com os melhores.

Então o meu conselho seria, rodearmo-nos das pessoas certas que nos acrescentem e que nos podem ajudar a crescer como profissionais, nunca deixar de aprender, ler sempre que possível, e nunca desistir... Há dias difíceis, mas também há dias fantásticos, e construir o nosso futuro com algo criado por nós é sempre um orgulho.