Da matemática ao bem-estar: a carreira inspiradora da Fernanda Mesquita, Head of Operations da sheerME Brasil

Da matemática ao bem-estar: a carreira inspiradora da Fernanda Mesquita, Head of Operations da sheerME Brasil

Na sheerME, acreditamos que a inovação começa com histórias com propósito e a da Fernanda Mesquita, Head of Operations na sheerME Brasil, é um exemplo claro disso. Com uma carreira internacional sólida e uma paixão por resolver problemas através da tecnologia, é hoje uma das forças motrizes na missão de transformar digitalmente o setor da beleza e bem-estar.

Uma vocação desde cedo

“Desde pequena, sempre tive uma grande afinidade com a matemática”, conta Fernanda. “Cheguei, inclusive, a dar aulas particulares. Sabia que queria seguir uma carreira relacionada a essa área.”

Foi durante uma visita à Unicamp, ainda no ensino secundário, que ouviu falar pela primeira vez em Engenharia de Computação. “Fiquei encantada ao perceber como essa profissão poderia unir minha paixão pela matemática com a tecnologia e a resolução de problemas do mundo real.”

Desafios iniciais e o caminho até o Vale do Silício

Como muitas mulheres na tecnologia, Fernanda enfrentou desafios num ambiente predominantemente masculino. “Havia muito preconceito sobre a presença e a capacidade das mulheres na área. Apesar dos desafios, me dediquei intensamente e mostrei, com trabalho e competência, que há, sim, espaço e muito valor para as mulheres nesse campo.”

Pouco antes de concluir a formação, tomou uma decisão que marcaria o rumo da sua carreira: mudar-se para os Estados Unidos. “Entendi que, para crescer profissionalmente e alcançar tudo o que sempre sonhei, precisava me dedicar ao inglês e buscar conhecimento no berço da tecnologia.”

Foi assim que, após algumas candidaturas online, conquistou uma vaga numa empresa no Vale do Silício, na Califórnia, onde viveu por quase 13 anos. “Foi um período de muito aprendizado técnico e cultural. Conviver com pessoas de diferentes origens ampliou a minha visão de mundo e contribuiu profundamente para quem sou hoje.”

O início da jornada na sheerME

Em 2022, após um período sabático e um curso de inovação em Israel, Fernanda conheceu a sheerME. Através de um amigo, ficou a saber que a startup estaria presente no Web Summit, no Rio de Janeiro. Foi nesse evento que conheceu os fundadores, Karly e Miguel.

“Me apaixonei pela ideia e, inspirada pela missão da empresa, decidi embarcar nessa jornada de transformação de um setor inteiro."

Porquê a sheerME?

Segundo Fernanda, a tecnologia pode (e deve) simplificar rotinas e dar mais autonomia aos utilizadores. “Hoje, as pessoas valorizam cada vez mais a praticidade para otimizar o tempo. A sheerME oferece exatamente isso: comodidade, agilidade e uma experiência simples e eficiente"

“O que mais me inspira na sheerME é o impacto que podemos ter na vida das pessoas. Estamos digitalizando um segmento tradicionalmente analógico, e isso, por si só, já é revolucionário.”

Para o futuro, a Fernanda vê "a sheerME como uma plataforma tão presente na vida das pessoas quanto as grandes apps de hoje. Marcar um serviço de beleza ou bem-estar será tão natural quanto pedir um transporte ou comida.”

A paixão pelo universo das startups

Depois de anos em grandes empresas, inclusive no mercado financeiro, Fernanda afirma que foi no universo das startups que encontrou a sua paixão. “Gosto do dinamismo, da inovação constante, da construção do zero. Gosto de ver o impacto direto do meu trabalho.”

Trabalhar numa startup como a sheerME, afirma, é simultaneamente desafiador e motivador. “Há sempre algo novo a construir, e cada conquista, por menor que seja, tem um significado real.”