Eco-tendências de beleza
Mas o que são eco-tendências? São um conjunto de tendências de beleza que se preocupam com a ecologia e com o meio ambiente. Esta é uma preocupação cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e, também nas nossas rotinas de beleza é possível ser amigo do ambiente. Descubra-as connosco!
Produtos sem embalagem
Esta tendência de "naked products" (em português produtos despidos) tem dado muito que falar, tratam-se de produtos que não carecem de embalagem, como por exemplo o champô sólido ou até os tradicionais sabonetes que já são vendidos, em alguns sítios, sem embalagem. A segurança e os resultados são iguais aos dos produtos convencionais, mas a saúde do planeta agradece.
Sugestão de produto: Produtos sem embalagem da Lush
Discos desmaquilhantes reutilizáveis
São feitos de um algodão muito macio, laváveis na máquina e com uma utilização infinita. É um método mais sustentável do que a utilização de discos descartáveis. Normalmente apresentam dois lados, um mais macio para os olhos e um menos macio para o rosto. Para continuar a utilizar basta lavar manualmente ou na máquina.
Sugestão de produto: Algodão desmaquilhante da mind the trash
Produtos de várias utilizações ou refill
Nem sempre é possível encontrar o produto que queremos numa versão sem embalagem, mas é possível consumir produtos em embalagens económicas (que dão para toda a família e para várias utilizações) o que faz com que o consumo de plástico diminua. Existe também a opção de produtos recarregáveis para criar uma rotina de beleza mais sustentável.
Sugestão de produto: Recargas da RITUALS
Champô seco
Pode ser mais um produto de beleza ou uma das melhores formas de poupar água. Pode usá-lo no fim do treino, ou numa manhã apressada, a verdade é que queremos ter sempre o cabelo impecável, mas nem sempre podemos lavar o cabelo. Usar o champô seco não só permite poupar água e energia como se torna uma opção prática e eficaz para termos o cabelo sempre bonito e cuidado.
Sugestão de produto: Champô seco da Sephora
Espaços sustentáveis
Hoje em dia, já não se é só vegan à mesa, também o somos no salão de cabeleireiro, na manicura ou na depilação e há soluções muito interessantes, não só por serem ecológicas como por não pecarem na qualidade dos produtos e serviços.
Pode optar por espaços que apostam em produtos livres de sulfatos, parabenos e e muitos outros nomes complicados como por exemplo o Z Vegan Hair Concept. Ou apostar num lugar insólito como o Pikikos, um cabeleireiro-loja-café com ideias interessantes de sustentabilidade. No Pikikos a água usada na lavagem do cabelo é reaproveitada para o autoclismo e em cortes de cabelo acima dos 17cm a Pikikos envia o cabelo para a Little Princess Trust, uma organização que aproveita esse cabelo para oferecer perucas a crianças.
Para além destas dicas, pode ainda utilizar a sheerME para encontrar e marcar os seus tratamentos de beleza e partilhar as suas experiências com outros utilizadores. A informação na palma da nossa mão também pode contribuir para uma postura mais ecológica e sustentável.