Tiago Sousa: uma força da natureza

Tiago Sousa: uma força da natureza

Depois de um webinar com o Tiago, do espaço Hipnoactive Saúde e Bem-Estar, fizemos questão de conhecer e dar a conhecer esta história de vida tão inspiradora. Apesar do que a vida lhe proporcionou, o Tiago nunca desistiu de seguir o seu sonho e mostrar a outras pessoas como fazer o mesmo. Continua a ler esta entrevista e deixa-te inspirar por uma verdadeira força da natureza.

1. Fala-nos um pouco sobre o Tiago.

Podíamos estar aqui durante algum tempo com essa pergunta, mas aqui vai: tenho 38 anos e uma grande paixão por descobrir formas de inspirar as pessoas a se inspirarem nelas próprias.

Sempre fui muito ligado ao desporto, nomeadamente, à prática de tumbling (ginástica), de alta performance. Com 21 anos tive um acidente de ginástica, onde fiz a luxação da c5-c6, ficando imobilizado do pescoço para baixo.

O que este desafio me veio trazer foram muitas aprendizagens: umas boas, outras menos boas, mas sempre úteis para esta jornada, onde sem dúvida descobri como ser eu mesmo, sendo o destino a cereja no topo do bolo.

Durante 15 anos o meu grande foco foi na parte física, na consciência corporal e na preparação física, tanto com atletas da vida, nos ginásios onde trabalho, como com atletas de alta competição.

Tendo sempre consciência e entendendo a importância do trabalho mental e emocional, decidi focar-me em adquirir novas ferramentas e skills nesta área, trabalhar da forma que sempre sonhei, de acordo com as necessidades da pessoa, bem como construir bases fortes através da consciência corporal e emocional, com a frase que continua comigo desde sempre: não é o que nos acontece, é o que fazemos com o que nos acontece.

2. Como surgiu a paixão pela Hipnoterapia?

A paixão surgiu depois de experimentar e começar a sentir-me melhor. Sem perceber o porquê, foi quando decidi tirar o curso para estudar e compreender tudo o que está por debaixo desta ferramenta super poderosa. Sendo que também estava à procura de novas ferramentas na área da saúde mental, pois sentia que algo me faltava para poder entregar o meu melhor e trabalhar da forma que sempre quis.

Sendo que tentei entrar na faculdade para tirar psicologia, infelizmente nenhuma faculdade estava adaptada para poder fazê-lo de forma independente. Acredito que um dia será possível, até porque estou completamente fascinado com esta área.

3. Quando despertou o interesse em ajudar as pessoas?

Desde que me conheço, sempre foi do meu interesse levar as pessoas ao seu potencial. Apesar de exigir muito trabalho e compromisso das duas partes, é sempre uma via de dois sentidos, onde eu abro portas e a pessoa tem de entrar. Ajudar as pessoas a ajudarem-se, dando-lhes ferramentas e uma base forte onde seja mais fácil construir.

💡
"O meu lema não é o que nos acontece, é o que fazemos com o que nos acontece"

4. Além da Hipnoterapia, que outro tipo de serviços podemos encontrar no espaço Hipnoactive Saúde e Bem-Estar?

Podem encontrar aulas de grupo e individuais de yoga, treino físico consciente, meditação mindfulness e workshops de consciência corporal e emocional, sendo que a magia acontece na junção e no método utilizado onde cada um complementa o outro e amplifica os efeitos.

5. Qual a importância de cuidarmos de nós?

De extrema importância, pois mais ninguém o vai fazer por nós. O processo mais natural é precisar de ajuda. O importante é começarmos a mudar a forma como o fazemos, caso não esteja a resultar para nós!

6. Três conselhos que podes deixar aos nossos leitores.

Um dos conselhos que gostava de ter aprendido mais cedo é “não tenhas medo de pedir ajuda”. Ao fazê-lo, tudo fica mais leve e fácil. Não estamos sozinhos. Muitas pessoas têm desafios diferentes, mas no fundo bem parecidos.

Tudo começa na auto-compaixão e na forma como nos tratamos, bem como aprender a ter uma amizade incondicional connosco próprios.

Por último, o meu lema não é o que nos acontece, é o que fazemos com o que nos acontece.