Entrevista com André Calado da L’Oréal Portugal

Entrevista com André Calado da L’Oréal Portugal

André Calado, New Business & Retail Manager da Divisão de Produtos Profissionais da L'Oréal Portugal falou um pouco com a sheerME sobre o estado actual do sector bem como os desafios e como os ultrapassar, e nós contamos-lhe tudo.


André, para quem ainda não te conhece, conta-nos um pouco sobre ti e o que fazes na L'Oréal

Aos olhos da L’Oréal, sou visto como um “L’Oréal Baby” porque foi a única empresa para a qual trabalhei desde que saí da faculdade

Já lá vão 6 anos a vestir a camisola L’Oréal tendo passado os primeiros 3 anos no marketing, tendo a oportunidade de gerir os canais digitais das marcas e categorias como coloração e styling. Há 3 anos que tenho a função de New Business & Retail Manager da Divisão de Produtos Profissionais com o objetivo de elevar a profissão de cabeleireiro e recrutar novos consumidores para os salões de beleza. Isto só é possível disponibilizando todas as ferramentas necessárias (formações, parcerias, conteúdos, etc.) para que os nossos parceiros (Salões de Cabeleireiro) ofereçam a melhor experiência possível aos seus consumidores.

Qual a perspetiva do André para os próximos 2/3 anos no setor da beleza em Portugal? Quais os maiores desafios? E possíveis soluções?

No último ano, posso apontar 3 desafios que surgiram devido à pandemia:

  1. A alteração do percurso do consumidor para ecossistema Online + Offline
  2. O aumento da procura por marcações de serviços em casa
  3. A frequência de visita a espaços fechados

Os primeiros dois desafios, só será possível ultrapassar com uma forte presença online por parte dos espaços de beleza e com a disponibilização de marcações de uma forma fácil, através da sheerME, por exemplo. A comunicação constante do cumprimento das regras de segurança e o desenvolvimento de serviços diferenciadores nos salões de beleza vão ajudar a aumentar a frequência de visita aos seus espaços.

Qual é a importância do digital no futuro do sector? Que alterações ou indicadores tens visto nos clientes L'Oréal Professionnel que se tem adaptado ao digital?

O digital vai ser a boia de salvação de muitos salões nos próximos anos. Felizmente, temos já muitos parceiros que valorizam as nossas formações de como trabalhar e potenciar as redes sociais, como fazer social commerce, como comunicar com o consumidor fora do salão e como facilitar o processo de marcação online. O interesse por este tipo de conteúdos aumentou durante o confinamento e não tenho dúvidas que irá ser um dos principais meios de crescimento dos salões nos próximos anos. Um salão que não tenha uma forte presença online, terá mais dificuldade em ultrapassar adversidades como as que vivemos no último ano.

Porque o André e a L'Oréal acham que uma plataforma como a sheerME pode ajudar o setor?

A sheerME é o parceiro ideal para a L’Oréal e salões de cabeleireiro porque a solução que disponibiliza permite beneficiar todos:

  1. Os salões de beleza ao terem marcações e pagamentos disponíveis online conseguem libertar tempo para atender mais consumidores e garantir menos cancelamentos de marcações à última da hora graças aos lembretes automáticos que o consumidor recebe
  2. Os consumidores passam a ter uma melhor experiência no agendamento de serviços e a possibilidade de descobrir novos salões perto de si
  3. A L’Oréal garante que os seus salões parceiros recrutam mais consumidores para experienciarem os seus serviços e produtos profissionais

Como parceiros dos salões de beleza em Portugal, o nosso apoio é muito mais do que cabelo e produtos profissionais. Por isso, contamos com a sheerME como parceiros na digitalização do sector profissional e no desenvolvimento da experiência do consumidor.