Qual o papel da maquilhagem na autoestima?

Qual o papel da maquilhagem na autoestima?

Inês Lapa é makeup artist, professora de Yoga integral, empreendedora e formadora de alma. Terminou a Licenciatura em Cinema Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009 e começou a viagem pela maquilhagem. Mais tarde, entrou no mundo do Yoga. Por esta razão, quisemos conhecê-la melhor e saber qual o papel da maquilhagem na autoestima e algumas das técnicas para a maquilhagem durar o dia todo.

Já podes marcar uma aula de Yoga ou um workshop de maquilhagem com a Inês Lapa através da sheerME.

1. Fala-nos resumidamente sobre ti

Durante 8 anos trabalhei em televisão, até me dedicar a 100% aos meus projetos próprios. Foram inúmeros os projetos e equipas internas de makeup e cabelo em televisão, consolidando já na altura com muitos trabalhos e projetos freelancer para nomes como o 24kitchen, RTP1, Globos de Ouro, Web Summit, Wella Trend Vision e ainda para formatos como espetáculos, séries televisivas, sessões fotográficas, videoclipes, publicidades.

Desde 2015 que tenho o privilégio de desenvolver trabalho com noivas, com o foco na evolução, dedicação e acompanhamento personalizado. O Yoga Integral surgiu na minha vida em 2016, no entanto, a história não começa por aí.

O Vinyasa Yoga foi o primeiro método que pratiquei, tendo depois experimentado vários outros de forma a ir ao encontro do que ressoava mais em mim. Só mais tarde encontrei o Yoga integral, tendo sentido que nesta prática havia um cuidado especial que ressoava em mim e articulava o corpo todo com um só ser. Foi então que, mais consolidada na prática que era certa para o meu caminho, tomei a decisão de formar-me como Professora de Yoga Integral pela Associação de Yoga integral de Portugal.

Acredito que muitos se questionem como se relaciona a Maquilhagem e o Yoga, como se casam e vivem estas duas realidades, mas acredito plenamente que é possível até porque o comprovo diariamente, vendo as vantagens de trabalhar estas partes do feminino como um todo e deixando as caixinhas de fora.

2. Como é que o teu interesse pela profissão de maquilhagem surgiu? Foi uma área em que sempre tiveste interesse?

A maquilhagem entrou na minha vida devido a uma “dor” a algo que eu não aceitava em mim e que me era difícil conviver na altura, a minha rosácea facial. Para a esconder totalmente e deixar de ser gozada na escola, maquilhava-me de uma forma natural, mas que me proporcionasse esconder na totalidade as “bochechas vermelhas”.

Sou filha de uma artista, a minha mãe era cabeleireira e amava a sua profissão. Cresci entre secadores, conversas sobre autoestima e gabinetes de estética. Passei a minha infância e adolescência neste mundo e sempre fui ligada às artes.

Na faculdade decidi tirar o curso de Cinema vídeo e Comunicação Multimédia porque era uma grande paixão, a 7.ª arte. Especializei-me na área de direção de arte, onde se trabalha a parte mais artística dos filmes - cenários, adereços, guarda-roupa, maquilhagem, special effects e cabelos.

Terminada a licenciatura e estágio decidi tirar o curso de maquilhagem profissional na escola Make up forever, seguido de vários workshops especializados entre efeitos especiais e estética. Em 2011 surgiu a oportunidade de entrar para a televisão onde me mantive até 2019. Canais desportivos como a Sportv, Bolatv, Sportingtv até chegar à SIC onde permaneci 5 anos.

Fui sempre trabalhando como freelancer especialmente em áreas como casamentos e formação, que são duas que me apaixonam muito e que me permitem guiar as pessoas para um melhor entendimento da sua pele e para se voltarem a conectar com eles próprios.

Marca já a tua maquilhagem com a Inês Lapa

3. Qual o papel da maquilhagem na autoestima e confiança dos clientes?

No meu ponto de vista é uma ligação direta e que nem sempre é tida como importante. No mundo da beleza e estética existem muitos preconceitos. Se uma mulher ou homem se cuida é narcisista, fútil entre outras coisas por vezes.

O nosso autocuidado diário não deve ser descurado nunca porque se trata de amor-próprio, amarmos o corpo e a pele onde habitamos. A maquilhagem pode e faz com que as pessoas muitas vezes se sintam mais confortáveis (olhem o meu caso com a rosácea) e ajuda-nos a elevar a nossa autoestima, sem dúvida.

Uma maquilhagem diária pode ser feita apenas com 3 produtos e está tudo bem ou se a pessoa gosta de arrojar mais e de dar azos à sua criatividade pode usar 10 produtos e continua a estar tudo bem. O mais importante é usarmos a maquilhagem como uma ferramenta de empoderamento e nos sentirmos confortáveis a fazê-lo e não como uma máscara onde nos escondemos.

É incrível quando tenho clientes no estúdio, que nunca se maquilharam e que dão esse passo porque têm um evento importante ou porque simplesmente vão jantar fora, ver e sentir a sua alegria depois dessa transformação é incrível e enche-me o coração.

4. Qual o teu objetivo em quanto profissional?

Enquanto profissional o meu objetivo é guiar pessoas na redescoberta do seu eu verdadeiro, através de técnicas de autocuidado diário, como a maquilhagem, os cuidados de pele e as massagens faciais e também através do bem-estar com o Yoga e a meditação.

Voltar a conectar com a sua essência através da maquilhagem sendo uma beauty make-over, acompanhando uma noiva no percurso do seu grande dia, partilhando os meus skills através de um workshop. Embelezar de forma consciente e presente! Nunca esquecendo o lema da minha marca: Selfloveisnotselfish.

5. Que conselhos podes deixar aos nossos leitores para que a maquilhagem dure o dia todo.

Excelente questão. CUIDADOS DE PELE, sim, leram bem. Os cuidados com a pele são seguramente 70% de uma maquilhagem fresca, saudável, luminosa e duradoura. E a maioria das pessoas não sabe, por vezes não entende isso.

A nossa pele é o primeiro órgão do nosso corpo e o que nos protege diretamente de agressões externas, e convenhamos que na maioria das vezes é muito maltratada ou descuidada. Se dormem maquilhadas, se não cuidam com os requisitos mínimos da pele, limpando, hidratando e protegendo diariamente torna-se difícil que qualquer maquilhagem dure. E na maioria das vezes não tem a haver com as marcas que se usam, uma marca de valor mais baixo pode ser uma excelente marca e uma marca de valor mais elevado até pode não ser o que estávamos à espera.

Cuidados de pele são tudo e por isso eu quando atendo as minhas clientes, as minhas noivas e até em produções de filme e fotografia preparo muito bem a pele e passo essa consciência para as clientes. E claro, não vamos esquecer que muitas vezes os cuidados de pele protagonizam o tempo que temos diariamente só connosco, aqueles 10 minutos de autocuidado diário em que somos só nós, connosco próprias.

Já podes marcar uma aula de Yoga ou um workshop de maquilhagem, com a Inês Lapa, através da sheerME.