A importância das opiniões no seu espaço

A importância das opiniões no seu espaço

Vivemos numa era repleta de opções e fontes de informação. Estudos indicam que 82% dos consumidores lê opiniões online antes de escolher um produto ou serviço. Isto significa que antes de confiar numa nova marca, o consumidor verifica a presença online e escolhe consoante o feedback que encontra.

Apesar deste facto não ser novidade, as opiniões online têm também muitas valências para os comerciantes. Fique a conhecer as principais razões pelas quais deveria apostar em opiniões online para o seu espaço e também o que pode fazer com as mesmas.

Reputação

As opiniões deixadas sobre o seu trabalho resultam na criação da sua reputação online. Antes os comerciantes dependiam do passa-palavra em que os clientes partilhavam as suas experiências com amigos ou vizinhos, que depois davam a oportunidade a um espaço. Mas hoje, com a força das redes sociais e o palco quase global ao qual todos temos acesso, a sua reputação tem potencial para crescer e chegar muito mais longe. Um espaço já não está limitados à sua montra.

Por isso é muito importante criar e cultivar uma reputação online, pois é a primeira coisa em que o seu potencial cliente repara. É também a sua reputação online que o pode cativar a visitar o seu espaço ao invés do seu concorrente.

Aprendizagem

As opiniões não servem apenas para serem usadas como uma ferramenta de marketing, estas são também uma grande fonte de informação e aprendizagem. Através do feedback deixado pelos seus clientes pode retirar informações importantes. Por exemplo, poderá descobrir o que dizem sobre os seus colaboradores, que produtos é que os seus clientes mais gostam, ou até mesmo qual é o melhor serviço praticado no seu negócio.

Mas existe também o reverso da moeda, as opiniões menos positivas. Através destas pode recolher informação valiosa e utilizá-la para melhorar o seu negócio. Estas opiniões além de fornecerem sugestões de melhoria, são também uma oportunidade para criar uma maior ligação entre si e os seus clientes, uma vez que através da sheerME poderá responder as opiniões e interagir com o cliente.

No fundo, as opiniões são uma excelente fonte de informação onde poderá descobrir o que está a funcionar e o que pode melhorar no seu negócio.

Reconhecimento

Todos gostamos de ouvir feedback positivo e ver o nosso trabalho a ser valorizado. Poderá utilizar as opiniões partilhadas para motivar a sua equipa. Ao reconhecer e celebrar o bom trabalho dos seus funcionários, irá criar uma equipa mais forte, unida e que irá manter o bom trabalho para continuar a receber esse reconhecimento positivo.

Novas necessidades

A opinião dos seus clientes pode também ser uma forma simples de descobrir quais as novas necessidades para o seu espaço. Por exemplo, que novos produtos os clientes gostariam de ver, que mudanças poderia fazer ou até mesmo quais as tendências que estão na moda.


Estas são algumas das vantagens das opiniões, mas existem outras razões para apostar nas opiniões online. Não obstante, hoje, mais do que nunca, é preciso prestar atenção ao seu cliente e ao que ele tem para dizer.  

O impacto e o alcance de uma opinião nunca foi tão grande como hoje em dia, além disso, nunca antes existiu uma linha de comunicação tão direta entre o estabelecimento e o consumidor. Cabe a si aproveitar ao máximo esta nova era digital.