Inês Martins: conhece a nova consultora de imagem da sheerME

Inês Martins: conhece a nova consultora de imagem da sheerME

Inês Martins tem 34 anos e uma década de experiência na área da moda. Começou o seu percurso na revista Cosmopolitan como editora e produtora de moda e stylist. Além de várias produções de moda e capas com figuras públicas, fez várias publicidades e conteúdos para marcas. Geriu também o departamento de marketing de uma marca de calçado nacional.

Durante o confinamento pandémico decidiu mudar de vida e aventurar-se num projeto pessoal, o First Impression, com o objetivo de democratizar a consultoria de imagem, tornando-a simples e acessível. Fez formação em consultoria e formação para formadores e, neste momento, tem mais de uma centena de alunas satisfeitas, tenho a certeza de que foi a decisão certa.

2. Como surgiu a paixão pela consultoria de imagem?

Na verdade, a paixão surgiu aos poucos. À medida que foram surgindo oportunidades para trabalhar na área e fui aprofundando os meus conhecimentos, percebi que a moda em Portugal, associada quase sempre aos editoriais e comerciais, é bastante elitista e pouco acessível (quer financeiramente, quer em termos de facilidade de compreensão). Foi uma área que me conquistou e que quis trazer de forma democrática para todas as mulheres

3. Em que consiste a consultoria de imagem?

Numa palavra: autoconhecimento. Como em todas as áreas da nossa vida que queremos melhorar, é importante conhecermo-nos primeiro, as nossas potencialidades e onde, eventualmente, estaremos a errar. É isso que fazemos em consultoria de imagem.

Primeiro analisamos o ponto de partida: o estilo de vida, profissão, hobbies, dificuldades e desejo de imagem; depois analisamos as partes mais técnicas como o formato de corpo, estilo pessoal e paleta de cores ideal. É um conjunto de fatores para se chegar ao objetivo final: a melhor versão de cada uma de nós - porque só temos uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão.😊

4. Que tipo de benefícios podemos esperar da consultoria de imagem?

Em primeira instância, autoconhecimento e, consequentemente, maior consciencialização do nosso potencial.

Depois, obviamente, a melhoria da nossa imagem, mais alinhada com quem somos e com a mensagem que queremos transmitir (maior credibilidade, acessibilidade, tranquilidade, sensualidade, etc...).

E por último, mas não menos importante, a praticidade de ter um guarda-roupa funcional, intuitivo e versátil, onde tudo funciona entre si e connosco, poupando-nos tempo e dores de cabeça todas as manhãs.

5. Para além da consultoria de imagem, que outros serviços podes oferecer aos nossos clientes?

A consultoria de imagem é uma sessão online ou presencial onde falamos sobre dificuldades e desejos de imagem, formato de corpo, estilo pessoal e paleta de cores ideal. Aqui ficamos com todos os dados necessários para criar uma nova imagem ou aprimorar a existente.

Numa segunda fase passamos, caso seja da vontade da cliente, à organização do closet, que passa por uma triagem do guarda-roupa e pela construção de looks com as peças existentes.

Posteriormente existem ainda mais dois serviços subsequentes: personal shopping, onde acompanho a cliente numa ida às compras guiada e previamente preparada mediante as necessidades e orçamento; e/ou a listagem de compras online, onde envio um conjunto de links para que a cliente faça as suas compras pela internet, caso assim prefira, baseadas nas suas necessidades e orçamento.

6. Três dicas que podes deixar aos nossos leitores que ainda possam ter medo de fazer uma mudança de visual?

Em primeiro lugar, o medo é aquilo que nos trava e impede de melhorar por isso, se está com medo, vai com medo mesmo, mas não deixe de ir. Depois, é importante perceber que uma consultora de imagem não a vai obrigar a fazer nada que não lhe agrade, apenas a vai guiar de forma a conhecer-se melhor e a saber o que a favorece. Em última instância, as decisões são sempre suas.

E por último, comece por pequenos apontamentos, vá fazendo as alterações aos poucos: é menos disruptivo e, por ser gradual, vai-se habituando à sua nova imagem mais facilmente. Só não deixe de ir! #sóvai 😊