Jejum intermitente: sabes o que é?

Jejum intermitente: sabes o que é?

Muito falado nos dias que correm, o jejum intermitente está definitivamente na moda. Mas será que conheces? Se nunca ouviste falar, continua a ler este artigo. Temos a certeza que vai valer a pena.

O que é o jejum intermitente?

Conhecido por ajudar a melhorar a imunidade e favorecer a desintoxicação do organismo, este regime alimentar consiste em não comer alimentos sólidos entre 12 e 36 horas seguidas, algumas vezes por semana, voltando à alimentação habitual, de preferência consumindo alimentos biológicos, com baixo teor de açúcar e gordura.

Como fazer jejum?

Para conseguir os benefícios, a estratégia mais comum para iniciar este jejum é ficar sem comer entre 12 a 16 horas, apenas ingerindo líquidos, como água, chá e café sem açúcar. Aconselhado apenas em pessoas saudáveis e sempre sobre a vigilância de um nutricionista, de modo a garantir que seja bem feito e de forma benéfica para a saúde.

Numa fase mais avançada, pode-se então avançar para jejuns mais prolongados, de 36 horas.


Existem diferentes tipos de métodos de jejum intermitente, embora, em todos eles, se realize um período de restrição na ingestão de alimentos, intercalando com um período em que se pode comer de forma saudável.

Tipos de jejuns

O tipo de jejum intermitente pode variar de acordo com a duração do período de jejum e a quantidade de vezes, na semana, em que é realizado, sendo as principais formas:

  • Jejum de 16h: consiste em ficar entre 12 e 16 horas sem comer, incluindo o período do sono, e comer restantes horas do dia de forma saudável.
  • Jejum de 24h: é feito durante um dia inteiro, entre 2 ou 3 vezes por semana.
  • Jejum de 36 horas: consiste em ficar 1 dia inteiro e mais metade do outro dia sem comer. Este tipo de jejum deve ser feito por pessoas habituadas a fazer jejum, e, claro, sob orientação de um nutricionista.
  • Comer 5 dias e restringir 2 dias: significa comer por 5 dias da semana normalmente e escolher 2 dias para reduzir a quantidade de calorias para cerca de 500 por dia.


Principais benefícios do jejum

Os principais benefícios do jejum intermitente são:

  • Regular os níveis de colesterol e triglicerídeos:
  • Acelerar o metabolismo
  • Prevenir a pressão alta
  • Prevenir a diabetes
  • Ajudar a emagrecer
  • Prevenir a flacidez
  • Desintoxicar o organismo
  • Diminuir o risco de doenças do coração
  • Prevenir o envelhecimento precoce

Durante o jejum intermitente também é possível se sentir mais alerta, ter melhoras na memória, apresentar mais disposição, melhor humor e sensação geral de bem estar.

E agora a grande pergunta: o jejum intermitente emagrece?

O jejum intermitente é uma boa ferramenta para ajudar a emagrecer, uma vez que ao ficarmos um determinado período sem comer, diminuímos os níveis de insulina no sangue. Isto faz com que o organismo seja estimulado, usando as reservas de açúcar e obrigando o corpo a usar as células de gordura para fornecer energia, o que contribui para o emagrecimento.

O jejum intermitente, quando associado a uma alimentação saudável, com frutas, vegetais, e leguminosas, por exemplo, promove o emagrecimento e ajuda a prevenir doenças como diabetes tipo 2, obesidade, entre outras.