Medicina Alternativa: o que é e como te pode ajudar

Medicina Alternativa: o que é e como te pode ajudar
Fica a par do que são as medicinas alternativas

Nos dias de hoje existem cada vez mais Portugueses adeptos de medicinas alternativas. Contudo, ainda há uma grande parte da população que desconhece as suas diferentes modalidades e benefícios para a saúde. Aqui, damos-te a conhecer os diferentes tipos de medicina alternativa que existem, as suas vantagens e algumas sugestões de espaços onde as poderás encontrar!

A medicina alternativa é na verdade um conjunto de práticas complementares à medicina tradicional, com o principal foco no paciente e não apenas no sintoma da doença. Este tipo de medicina tem tendência a deixar de lado a utilização de quaisquer tipos de antibióticos ou fármacos.

O uso crescente destas técnicas alternativas trazem uma série de benefícios para a nossa saúde, não apenas mentais mas também físicos. Uma das principais vantagens deste tipo de terapias está relacionada com o facto de apenas utilizar tratamentos unicamente naturais (extraídos diretamente da natureza), evitando assim possíveis efeitos colaterais e contribuindo para uma harmonização do nosso organismo. Para além disso, este tipo de tratamentos poderão ainda ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida, uma vez que têm como principal filosofia encontrar um balanço entre o bem-estar físico e psicológico.

Agora que já sabes o que são medicinas alternativas e quais as vantagens para a tua saúde deixamos-te aqui uma lista de diferentes técnicas que existem e parceiros sheerME onde poderás encontrar este tipo de serviços.

Acupuntura

É uma prática utilizada na medicina tradicional chinesa que procura aliviar principalmente a dor de costas. Consiste na colocação de agulhas finas na superfície da pele, em pontos muito específicos designados por meridianos. Esta prática tem também como objetivo reduzir o stress e aumentar o bem-estar geral da pessoa, através da libertação de endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro, equivalentes a analgésicos. O espaço Fisio & Health Coimbra disponibiliza este serviço.

Aromaterapia

É um tratamento bastante utilizado para superar problemas físicos e emocionais como a insónia ou a ansiedade. Trata-se de uma massagem com óleos essenciais, geralmente de origem vegetal, que não só estimulam a circulação sanguínea como contribuem para o alívio da dor, para a regeneração das células e para a eliminação de toxinas no organismo. No Lux Yang Therapy tens esta opção de tratamento.

Ayurveda

É uma técnica de origem indiana que se baseia na identificação de desequilíbrios no perfil biológico (dosha) de cada indivíduo. Este perfil biológico é composto por diferentes combinações dos seguintes elementos básicos da natureza: terra, água, fogo, ar e éter. Temos a Vata composta por ar e éter, a Pitta que diz respeito ao fogo e água e por fim, a Kapha que consiste na combinação entre a água e a terra. Após a identificação do dosha de cada indivíduo poderá ser recomendado diferentes tipos de terapia que poderão envolver dietas, meditação, ioga e uso de plantas medicinais. Com consultas online, a Mariana Alves dá-te uma ajuda.


Fisioterapia

Envolve a utilização de fitofármacos que aliviam problemas de asma, circulação sanguínea, sistema imunitário, colesterol, músculos e certas inflamações. Marca hoje a tua consulta no espaço IL Fisioterapia.


Homeopatia

É uma terapia usada para o tratamento de stress, depressão, ansiedade, insónia, asma e problemas de tiróide. Normalmente, utiliza medicamentos de origem vegetal, animal, mineral e também derivados de substâncias químicas. No Sementes D´Amor podes marcar a tua consulta.


Osteopatia

É uma técnica mais recente que tem como finalidade restabelecer o equilíbrio entre todos os sistemas do corpo humano a partir da coluna vertebral, articulações, vasos sanguíneos, canais linfáticos e músculos.  É muito utilizado no tratamento de tendinites, hérnias e dor de costas. Já conheces o espaço Tomás D’Orey?

Reiki

Trata-se de uma técnica japonesa de relaxamento que tem como objetivo aliviar o stress, reduzir o cansaço, ajudar na recuperação de doenças graves ou pós-cirurgias e ainda estimular o sistema imunitário de cada um de nós. Esta técnica baseia-se no princípio de que através do toque os terapeutas são capazes de transmitir energia. Marca hoje no OG Esthetics.

Shiatsu

É também de origem japonesa e consiste na utilização do toque terapêutico para curar problemas de postura corporal, intestino, stress, ansiedade e insónia. Esta técnica serve para desbloquear a energia que corre no corpo de cada indivíduo e restabelecer esse mesmo fluxo. Precisas de uma sugestão? Experimenta no espaço Shiatsu Terapia.

Se ainda não experimentaste nenhuma das técnicas, deixamos-te uma sugestão: experimenta! Aqui deixamos-te uma lista de todos os espaços, dentro da sheerME, onde poderás encontrar mais opções deste tipo de terapias!

Agora que já conheces mais formas de cuidar de ti, não percas tempo e experimenta uma destas terapias alternativas com a sheerME! Para isso, basta criares uma conta na nossa app e fazeres uma marcação online. Poderás ainda usufruir de 10% de Cashback.