O que é a flutuação?

O que é a flutuação?

Relaxar não tem sido nada fácil, não é verdade? Estamos constantemente expostos a demasiados estímulos que nos deixam num estado de alerta constante, se não tirarmos um bocadinho do nosso tempo para relaxar, podemos ter crises de ansiedade e outras patologias psicológicas. Mas a grande questão é: como é que consigo relaxar verdadeiramente, corpo e mente? A resposta não podia ser mais simples: na flutuação!

À primeira vista parece um conceito meio abstracto, normalmente, até numa piscina sossegada temos dificuldade em flutuar, mas há tecnologia para tudo, até para uma sessão de flutuação de 90 minutos.

O que é a flutuação?

A flutuação é uma terapia relaxante conseguida através de cápsulas ou tanques de flutuação cheias de água e sal. Sim, é o sal que nos ajuda a flutuar e a relaxar os músculos e ao tornar a água mais pesada torna-nos mais leves. São utilizados cerca de 300 kg de sal para criar a sensação de levitação. A água deve rondar os 34º, a temperatura ideal para que o corpo se desligue do sentido do tacto. Também os estímulos visuais e auditivos são reduzidos para que possa relaxar a mente enquanto usufrui do relaxamento do corpo.

Aos poucos vai conseguir libertar todas as tensões musculares e restabelecer a sua energia, mentalmente irá relaxar como um monge budista com vários anos de treino de meditação, parece algo inalcansável, mas a terapia da flutuação permite ao cérebro entrar num registo de ondas theta. A flutuação é uma resposta completa para quem procura um relaxamento profundo e reparador.

Quais os principais benefícios da flutuação?

Há um benefício já referido várias vezes, a flutuação reduz o stress. Mas esse não é o único benefício que lhe está associado, a flutuação também é responsável por melhorar o nosso estado de humor, melhorar a qualidade do nosso sono ou aliviar as dores crónicas e as inflamações articulares. Funciona também como estímulo das capacidades cognitivas, pois permite ao cérebro entrar no tal registo de ondas theta. Ao nível da aparência também há benefícios, pois a flutuação melhora a aspecto da pele.

Curiosidades sobre a flutuação?

Uma sessão de flutuação pode durar cerca de uma hora a uma hora e meia. Terá de tomar duche antes e depois de entrar no tanque de flutuação. Não deverá fazer flutuação se tiver lesões profundas na pele, a água salgada é extremamente irritante para as feridas. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode usufruir de uma sessão de flutuação, desde que não sofra de esquizofrenia ou outra doença mental grave ou incapacitante.

O sal usado na flutuação, não é o sal que usamos para temperar os nossos petiscos, é um sal composto por sulfato, magnésio, carbono e oxigénio, uma combinação que o torna seguro e extremamente benéfico para o corpo, sendo até capaz de aliviar artrites e artroses. É também com esta fórmula química de sal que se consegue manter a água do tanque higienizada, eliminando todas as bactérias. Os efeitos e benefícios da flutuação mantém-se mesmo após a sessão, sendo certo que durante esse dia sentir-se-á mais relaxado e à noite conseguirá dormir mais profundamente. O facto da flutuação promover as ondas theta fará com que se sinta mais em paz e mais criativo, efeitos também registados em quem pratica meditação diariamente, irá sentir várias alterações, algumas das quais poderão mesmo influenciar positivamente a sua carreira ou desempenho escolar.

Onde fazer flutuação?

Para não ter que ir ao Mar Morto na Jordânia, poderá usufruir de sessões de flutuação e de todos estes benefícios que acabou de ler mais perto de si, pois os espaços Float In em Lisboa permitem esta experiência. Depois não se esqueça de utilizar o site da sheerME partilhe com outros utilizadores como foi a sua experiência!