Onicomicose: sabes o que é?
Convidámos o espaço Be Well Estética e Saúde para nos falar um pouco sobre o seu tratamento da onicomicose a laser díodo. Especialistas em tratamento de fungos a laser, depilação definitiva, tratamento e embelezamento de mãos e pés, este espaço em Queluz contou-nos o que é a onicomicose nas unhas, em que consiste a aplicação do laser, quais as vantagens e contra-indicações deste tratamento e como é efetuado. Se tens patologias associadas a unhas, continua a ler este artigo.
Comecemos pelo princípio: o que é a onicomicose nas unhas?
A onicomicose é uma doença infecciosa causada por fungos, responsável por mais de metade das patologias que afetam as unhas. Os sinais de alerta mais comuns são o surgimento de uma coloração diferente, geralmente mais amarelada nas unhas, que, posteriormente, leva a um descolamento da mesma e aparecimento de uma pasta tipo “farelo”. Mais tarde, a unha habitualmente fica mais grossa e o fungo propaga-se por toda a unha, e/ou a outras unhas, inclusive à matriz e à raiz, destruindo-a por completo. É uma patologia crónica, que afeta a qualidade de vida, a autoestima e, por vezes, leva à discriminação social.
E em que consiste a aplicação do laser?
A pesquisa científica, aliada ao desenvolvimento tecnológico, descobriu um tratamento mais eficaz, que diminui a duração dos tratamentos (em relação a outras terapias), ao perceber que os fungos são sensíveis ao calor e que se destroem a uma temperatura entre os 40 e os 60 graus celsius.
Como é efetuado o tratamento da onicomicose a laser na Be Well?
O cliente é sujeito a uma avaliação, antes de iniciar o tratamento, de acordo com a sua patologia, sendo informado sobre todos os procedimentos a realizar. O laser é aplicado sobre todas as unhas e pele circundante. Durante a aplicação poderá sentir calor ou uma leve picada. Uma vez que a potência do laser é baixa, não arde, não dói e não causa prurido.
Quais as contra-indicações para a realização deste tratamento?
Não aconselhamos este tratamento em:
- Portadores de tumores malignos;
- Pé diabético;
- Pessoas problemas circulatórios graves nas extremidades;
- Uso de cosméticos ou medicamentos fotossensíveis.
Que vantagens tem o tratamento a laser em relação a outros tratamentos?
As vantagens deste tratamento são que o tempo de tratamento a laser é mais curto do que os outros tratamentos, podendo ser realizado em grávidas ou em mulheres que estejam em período de aleitamento. É também possível realizar em diabéticos e em pacientes polimedicados, bastando uma sessão para ter logo resultados visíveis.
Quantas sessões em média são necessárias para obter o resultado pretendido?
No caso de unhas ligeiramente infectadas, o tratamento dura, no mínimo, 3 a 5 sessões. Para unhas bastante infectadas são necessárias pelo menos 10 sessões.
Caso tenhas algum problema nas unhas, o melhor mesmo é marcares uma consulta na Be Well quanto antes. Lembra-te que quanto mais rápido atuares, mais rápido terás as unhas saudáveis.