Porque é importante manter uma alimentação equilibrada?

Porque é importante manter uma alimentação equilibrada?

Muito se fala sobre os benefícios de manter uma alimentação saudável e quais os benefícios que tal representa para a saúde. E a verdade é que quando ouvimos o velho conselho “é preciso comer de tudo”, acreditamos e concordamos, sem deixar de pensar que talvez seja mesmo necessário comer mais de umas coisas em detrimento de outras. Afinal, quais são os benefícios de manter uma alimentação saudável? Sabendo que todos os corpos são diferentes, para os sentir no seu corpo, só precisa de os conhecer e incluir na sua dieta os alimentos indicados para si.

A energia aumenta

Manter uma alimentação cuidada proporciona o equilíbrio dos nutrientes essenciais para um bom funcionamento do corpo. Tal leva a que tenha mais energia para realizar todo o tipo de atividades do seu dia a dia. Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço extremo, sobrepeso ou até obesidade, já que o organismo gasta muito mais energia em dissolver alimentos processados, fritos ou doces. Aposte numa dieta rica em verduras e frutas, que aceleram o metabolismo e não pesam no estômago.

O peso diminui

Ao optar por fazer uma alimentação saudável é normal perder peso e manter-se em forma. Juntamente com a ingestão diária de 1,5l de água, uma mudança na sua dieta só irá trazer-lhe benefícios. Ao ingerir mais fibras, fará com que o intestino funcione de forma regular. Os antioxidantes, como os frutos vermelhos ou o tomate, limpam o organismo e melhoram o funcionamento do fígado. Já o gengibre, por exemplo, tem uma ação diurética e acelera o metabolismo e queima a gordura acumulada, resultando num aliado ideal para quem precisa de perder peso.

Fortalece o sistema imunológico

Uma dieta rica em vitaminas, fibras e proteína - encontradas na fruta, verduras, leguminosas, carne e peixe - é a melhor forma de prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. Além de prevenir gripes e constipações, uma dieta rica em nutrientes saudáveis ajuda a prevenir doenças crónicas, cancro ou doenças cardio-vasculares. Ao evitar alimentos saturados, processados ou com um alto teor de sal ou açúcar previne ainda o aparecimento da diabetes ou níveis elevados de colesterol.

Melhora (em muito) o humor

E não é que a frase “mente sã em corpo são” faz mesmo todo o sentido? Se o seu corpo estiver bem, é mais fácil sentir-se bem psicologicamente. Sabia que uma boa alimentação reduz alterações de humor e pode contribuir na manutenção da liberação do cortisol - a hormona do stress? Uma vez mais, uma dieta equilibrada irá fornecer-lhe tudo o que precisa para sentir-se bem. Sem esquecer a inclusão da banana nos seus dias que, além de potássio, tem propriedades que fortalecem áreas do cérebro relacionadas com o humor.

Retarda o envelhecimento

Alimentos como os frutos vermelhos, o melão ou a melancia, além de antioxidantes, hidratam o corpo e a pele, retardando o envelhecimento. Comer bem não só previne doenças, como também nos deixa jovens e ativos por mais tempo. Juntamente com exercício físico, boas horas de sono e uma boa hidratação, estão encontrados os segredos para envelhecer mais devagar.

Promove o equilíbrio hormonal e aumenta a auto-estima  

Sabia que tudo o que come faz com que o corpo liberte hormonas que podem ou não estar em equilíbrio? Equilibrando perfeitamente proteínas e carboidratos é um facto que o organismo consegue manter os níveis dos hormônios equilibrados É importante conhecer o seu corpo e o seu metabolismo antes de deixar de comer alguma coisa ou incluir este ou outro alimento, porque supostamente faz bem.

Apesar de haver alimentos que devem ou não fazer parte da sua alimentação, nada como aconselhar-se com um nutricionista para que este lhe receite o plano alimentar mais indicado para o seu corpo e para o que precisa. Encontre o seu nutricionista na sheerME e perceba que alimentos pode ou não consumir, e como, para manter um estilo de vida saudável. Todos os corpos são diferentes e têm necessidades diferentes, informe-se e conheça o seu antes de fazer o que quer que seja!