Ruth Oliveira: como uma Personal Organizer pode trazer harmonia para a nossa casa

Ruth Oliveira: como uma Personal Organizer pode trazer harmonia para a nossa casa

Ruth Oliveira, ex-concorrente do “Casados à Primeira Vista”, é portuguesa nascida no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul. Tem 33 anos e é licenciada em Comunicação e Cultura.

Em 2022, decidiu “abandonar um trabalho tóxico e participar num reality show” em que os participantes se casam com um desconhecido.

Ruth admite que para participar neste programa é “preciso ter uma boa dose de aventureira e de maluca nas veias”. A Personal Organizer continua casada com o “tal desconhecido” que conheceu no altar e está agora grávida da sua primeira filha.

Quisemos conhecer a Ruth para lá dos ecrãs e saber o quão importante é a organização e o bem-estar na sua vida.

1.    Como é que o interesse pela profissão de Personal Organizer surgiu? Foi um ramo em que sempre tiveste interesse?

Sempre trabalhei com atendimento ao público e tarefas administrativas. Em 2020, decidi ser empreendedora e transformar a minha paixão inata por organização na minha profissão, Personal Organizer.

A realidade é que, desde a minha mais tenra idade, eu já tinha muitos indícios sobre a minha preferência. Acredita ou não, mas desde muito novinha, eu já tinha uma relação muito forte com a organização. As minhas brincadeiras preferidas eram construir casinhas e criar cómodos para as barbies, mas, mais que isso, era mudar a posição dos móveis do quarto, tirar tudo de dentro do armário, experimentar roupas, ver o que já não servia.

Durante muito tempo, e antes mesmo de tornar-me Personal Organizer, fui sendo chamada a Maria das arrumações e brigada das limpezas nos Escuteiros.

Em 2013, aventurei-me a “abrir” o meu primeiro negócio de organização, no Rio de Janeiro, e deu tudo….ERRADO!

Aprendi muito, mas não tinha a maturidade necessária para tocar o projeto. Percebi que, só gostar de organizar e ter o dom, não era o suficiente para transformar a vida das pessoas de verdade.

Eis que chegamos ao ano mais desafiador das nossas vidas: 2020! A maioria das pessoas repensou tudo que estava a fazer na vida, afinal, sentimos na pele o descontrolo de tudo. Fui despedida neste mesmo ano.

Eu poderia lamentar, mas agradeço por isso ter acontecido. Virei a chave e comecei a resgatar meus conhecimentos de organização e a aprofundar-me nesta área através de cursos de capacitação e muita prática.

Hoje sou o “bombril” - faz tudo - das organizações, a chamada cama, mesa e banho, a que produz conteúdo, que põe a mão na massa no serviço pesado, aquela que atende telefone, faz a marcação na agenda, administra e muito mais.

2.    Podes nos explicar como é que é o dia-a-dia de uma Personal Organizer? E em que consiste o teu trabalho?

O dia-a-dia de uma Personal Organizer passa por ir a lojas ou sites fazer uma atualização e prospeção do que existe no mercado, organizar a casa dos clientes sozinha ou com uma equipa, preparar e enviar propostas e produzir conteúdos para as redes sociais.

É necessário ainda fazer personal shopping de material de organização (cabides, colmeias, gabaritos…), preparar powerpoints para workshops e palestras, reunir com novos clientes, analisar os espaços presencialmente ou on-line para dar orçamento e fazer networking com outras personal organizers.

3.    Qual é a mais-valia em contratarmos um profissional para organizar a nossa casa?

Uma Personal Organizer é uma profissional especializada em trazer mais praticidade para o dia-a-dia das pessoas e empresas.

Organiza, implementa rotina, torna o ambiente funcional e harmonioso e aumenta a qualidade de vida.

Existem várias vantagens ao contratar uma Personal Organizer que interferem no conforto visual e estético não somente para o ambiente organizado, mas também para a vida de quem o usa diariamente.

4.    Qual é a importância de uma casa arrumada para o sentimento de bem-estar e harmonia?

Seria muito mais fácil se fossem somente objetos. No momento em que fazemos a seleção vêm à tona as emoções e representações associadas a eles.

Para ter em mente que é necessário desapegar, temos que acessar estes sentimentos em nós e ter ciência de que não precisamos dos objetos para isto!

Vocês sabiam que a desordem afeta negativamente nossa saúde física e mental?

Estar em ambientes bagunçados pode fazer com que nossos corpos liberem um hormónio do estresse chamado cortisol. A desorganização não apenas aumenta o estresse, mas estudos mostram que ela diminui o foco.

Se vocês estiverem passando por isso, escolham um pequeno trabalho para resolver, como classificar sua correspondência ou organizar as roupas.

Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças!

*Podes fazer já as tuas marcações com a Ruth através da sheerME.