A importância da saúde mental, com Luís Couto

A importância da saúde mental, com Luís Couto
Luis Couto, CEO e Founder da Khushi Minds

Convidámos Luís Couto para nos falar um pouco sobre o seu percurso até aos dias de hoje. Fundador e CEO da Khushi Minds, uma plataforma de Saúde Mental, tem como principal função reduzir o impacto das perturbações mentais e contribuir para a promoção da saúde mental das populações. Abaixo, poderás encontrar a entrevista feita a Luís Couto, onde nos fala um pouco sobre o surgimento da Khushi Minds, bem como a importância do acompanhamento de um psicólogo.

1. Conte-nos um pouco sobre a Khushi Minds. O que é e como surgiu o conceito?

A Khushi Minds começa muito antes da pandemia como um conceito para combater a solidão. Em meados de 2018,  participei regularmente num grupo de apoio à igualdade parental e deparei-me com uma realidade: a solidão. Verifiquei que a solidão não era exclusiva da terceira idade ou de um grupo socioeconómico concreto, era mais vasto…

Através de partilhas com um grupo de psicólogos entendi que, mesmo em pessoas integradas num contexto familiar aparentemente normal, existe solidão. Desde então, a partilha de ideias com psicólogos ajudou a conceptualizar uma linha de atendimento de conversação por telefone, com uma equipa de profissionais credenciados para prevenção da solidão.

Quando chegou a pandemia, não foi por acaso que, graças ao voluntariado de muitos psicólogos, a linha de apoio SOS gratuita ficou logo disponível em fevereiro de 2020.

Foi nesse contexto que os meus caminhos se cruzaram com a Sany Weng e também com a psicóloga Dra. Himali Bachu, Diretora Técnica, que permitiu evoluir para um conceito de consultas de Psicologia Clínica on-line. Foi assim que nasceu a Khushi Minds, cujo nome significa mentes felizes (khushi=felicidade em híndi).

2. Quando despertou o interesse por ajudar o bem-estar mental das pessoas?

Mais do que a experiência pessoal, que é comum a tantos outros que já fizeram psicoterapia, importa preocuparmo-nos com as pessoas. A nossa sociedade, com cada vez mais indicadores gritantes de consumo de psicotrópicos e antidepressivos, não está bem e é preciso agir. O on-line permite ser mais uma ferramenta, por vezes aquela que permite chegar mais rápido às pessoas, de uma forma cómoda e prática.

Mas não chega apenas disponibilizar serviços de psicoterapia. É também crucial iniciar um trabalho grande de prevenção nas escolas, organizações e/ou na nossa comunidade. A disponibilização de serviços de prevenção, quer a nível de diagnóstico, quer em termos de capacitação, poderá ter um grande impacto no futuro.

3. Que serviços temos disponíveis na Khushi Minds?

Para além da consulta de psicologia online, mantivemos uma linha de Apoio SOS gratuita, através do número 211452430, em que se pode conversar de imediato com um psicólogo.

A nível organizacional disponibilizamos formação em várias temáticas como burnout, bullying, ou desenvolvemos ações de sensibilização online ou presencialmente.

A prevenção, feita através de ferramentas de diagnóstico e de bem-estar mental, bem como estudos organizacionais, permite desenvolver ações dentro das organizações.

Cada vez mais vemos organizações, que disponibilizam serviços de psicologia para os colaboradores, serem valorizadas por estes.

4. Qual a importância de um acompanhamento do bem-estar mental dos colaboradores de uma empresa nos dias que correm?

Hoje em dia, notamos uma constante mudança no mundo em que vivemos, assim sendo, o bem-estar e a resiliência das organizações e dos colaboradores tornam-se fatores cruciais para o sucesso das empresas.

Ao promover um acompanhamento ao nível de bem-estar (quer físico quer psicológico), as empresas acabam por ter uma série de benefícios: diminuição de absentismo, aumento de motivação, diminuição de sintomas de burn-out, aumento de produtividade, atração ou retenção de mais colaboradores, etc.

Uma empresa que estimule o bem-estar dos seus colaboradores acaba por receber em troca efeitos benéficos não só nos seus colaboradores , mas também na eficácia empresarial como um todo.

É necessário que os gestores cuidem da organização e dos seus colaboradores, quer do ponto de vista organizacional, quer do ponto de vista humano, assegurando que são capazes de manter a produtividade e a saúde psicológica.

É igualmente fundamental que os gestores cuidem de si próprios.

Isto consegue-se por auscultar, prevenir e fornecer serviços de psicologia internamente.

5. Três conselhos que deixa aos nossos leitores para 2022.

Consulte um psicólogo, cuide da sua saúde mental, esteja atento e sensibilize. Se vamos todos os anos ao dentista, porque não vamos pelo menos uma vez por ano ao psicólogo?

Para saberes mais e marcares a tua consulta na Khushi Minds carrega no botão que se segue.