Tudo por uma barba perfeita: 4 dicas imprescindíveis

Tudo por uma barba perfeita: 4 dicas imprescindíveis

Compridas, médias, rentes...não é segredo para ninguém que as barbas são a tendência do momento! O que muitos não sabem é que por detrás de uma grande barba estão sempre grandes cuidados, que variam devido a inúmeros fatores. O tipo de barba, a espessura e a quantidade de pêlos, mas também o tom e o tipo de pele, são aspetos que nunca deve excluir quando toca a manter a sua barba perfeita.

Por outro lado, sabia que, dependendo da sua fisionomia, há estilos de barba que lhe podem ficar melhor ou pior? Em rostos ovais, qualquer barba fica bem; para rostos redondos, o melhor será apostar por uma barba comprida se o quer afinar, e em rostos finos, uma barba rente irá sempre suavizar os seus traços. Além disto, há outros cuidados a ter para manter uma barba aparada e perfeita, deixamos quatro imprescindíveis!

O milagre do shampô para barbas

Não é aconselhável lavar a barba com o mesmo shampô que usa para o cabelo. Isto só levará à irritação da pele e a uma barba baça e desalinhada. Use sempre um shampô específico para barbas, que não só a manterá hidratada como fará com que esta seja mais fácil de desembaraçar. E se sofre de acne ou tem a pele mais oleosa é bem provável que tal se intensifique quanto maior for a barba.

Uma dica? Lave-a duas vezes por dia e use shampôs e cremes adequados ao seu tipo de pele.

Hidratação diária

Tudo começa na pele! É importante ter uma rotina de limpeza do rosto, que a mantenha saudável e permita que os pelos cresçam naturalmente. Por isso, nunca se esqueça de aplicar diariamente um tónico de limpeza para barba no rosto e um creme hidratante.

Igualmente, os óleos e os séruns para barba também são fundamentais, já que hidratam a pele e o folículo dos pêlos por dentro e por fora, ao mesmo tempo que os suavizam e previnem a tão conhecida “beardruff” (caspa de barba).

É preciso pentear a barba todos os dias

Sim, tal como o cabelo, a barba precisa de ser penteada todos o dias! Em barbas mais compridas e grossas, comece por um pente de dentes largos e finalize com um pente de dentes mais finos para alinhar os pêlos mais curtos.

Barbas curtas, e dependendo da grossura do pêlo, pode ser alinhadas com pentes de dentes médios. E sim, para assegurar uma barba sempre bem penteada e alinhada, penteie-a pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Visite um barbeiro regularmente

Mesmo que tenha o hábito de cortar a barba em casa, visite um barbeiro uma vez por mês. Este saberá melhor do que ninguém como apará-la e de que cuidados necessita para que a sua barba cresça alinhada e saudável.

Cada barba é um mundo e, por estarem tão na moda, são cada vez mais os barbeiros que estudam novas técnicas de hidratação e cuidados, assim como formas inovadoras de a cortar à navalha, sem interferir no sentido do crescimento do pêlo, por exemplo.

Prova disso, são todas as barbearias que poderá encontrar na sheerME! Procure, reserve e partilhe a sua experiência. Se há algo de que não temos dúvidas é do seguinte: a sua barba irá agradecer todos esses cuidados e mimos extras.