Verão: prepare o seu cabelo para a praia!

Com a chegada do verão, é normal que o cabelo se ressinta da permanente exposição ao sol. O que fazer para o manter nutrido nos meses mais quentes do ano? Experimente esta rotina de beleza antes de meter o pé na areia!

Verão: prepare o seu cabelo para a praia!

É oficial: está aberta a temporada dos dias de sol, dos mergulhos intermináveis no mar e dos melhores sunsets do ano. Já todos tínhamos saudades do cheiro do protetor solar, ou de sentir a areia nos pés, ainda que agora as idas à praia sejam diferentes, com máximo distanciamento social e segurança a que este nosso novo normal obriga. Ainda assim, é impossível não ficar feliz por preparar as férias e esses dias de merecido descanso em família.

Dentro de todas as tarefas a realizar antes das férias, tenha em conta os cuidados de beleza a ter antes de uma exposição diária ao sol. No que diz respeito ao cabelo, sem dúvida de que o antes é fundamental para que este se mantenha em perfeitas condições no durante e no depois. É, sem dúvida, uma rotina diária de hidratação e cuidado profundo que deixará o seu cabelo saudável e nutrido, mesmo estando exposto ao sol diariamente. Quer saber tudo o que tem de fazer antes de pisar a sua praia preferida? Deixamos algumas dicas!

Para repetir todos os dias: hidratar, hidratar, hidratar

Este pode ser o seu mantra do verão! É um facto que a água salgada é uma benção para a pele, favorecendo a circulação e evidenciando ainda mais o bronzeado. Já para o cabelo não podemos dizer o mesmo - em grandes quantidades resseca-o e torna-o mais difícil de desembaraçar, além de que enfraquece os fios e faz com que percam o seu brilho e humidade naturais.

A solução? Fazer uma hidratação capilar intensiva, que começa muito antes de estender a toalha na areia. Use uma máscara reparadora uma vez por semana, logo depois de aplicar o champô. Nos dias em que a usar não use condicionador, já que o seu pH é muito baixo e sela as cutículas dos fios, o que dificulta a penetração da máscara no cabelo. Sendo que todas elas são reparadoras, escolha o tipo de  máscara que melhor se adapta ao seu cabelo - se tem madeixas use uma para cabelo pintado, se tem caracóis escolha uma para cabelo seco ou frisado, etc.

Protetor capilar, já ouviu falar?

Quem tem cabelo comprido ou pintado conhece bem a sensação das pontas espigadas ou da cor que “abriu demasiado” depois do verão. No entanto, também os cabelos curtos necessitam resguardar-se da ação diária dos raios solares. Os danos provocados pela elevada exposição solar podem ir muito além da oxidação. Em casos extremos, o cabelo pode perder a sua camada protetora contra a luz, perdendo toda a vitalidade. Para evitar um cabelo baço e desnutrido, mal o verão comece, aposte diariamente em protetores de cabelo com filtros UV. Pode aplicar o seu de manhã, antes de sair de casa, se sabe que vai estar na rua. Repita o mesmo processo sempre que sair do mar ou da piscina.

Proteja o couro cabeludo

Tal como os fios capilares, também o seu couro cabeludo precisa de cuidados extra durante os meses mais quentes do ano.  Que vivam as tardes no parque ou na praia, a andar de barco ou de bicicleta...mas sempre com o couro cabeludo protegido! Sabia que esta parte da pele é muito sensível à exposição solar e que uma queimadura no couro cabeludo é o último passo de uma insolação ou queimadura grave? Qualquer hairstylist aconselhará o seguinte: à falta de um chapéu, passe uma esponja de base com protetor solar no couro cabeludo. No entanto, o melhor mesmo é usar sempre chapéu, lenço, turbante ou boné na cabeça. Estão todos na moda, por isso será ainda mais fácil combiná-los com os seus melhores looks de praia!

Antes e depois de entrar na água…

Além do protetor de cabelo, há outros cuidados a ter logo depois de sair do mar. Não prenda o cabelo, por mais que tenha vontade de usar um updo descontraído. O cabelo apanhado ganha fungos, o que pode enfraquecer a raiz e intensificar a queda. Evite manter o sal no cabelo por muito tempo para não danificar as cutículas e borrife-o com água termal para que recupere a vitalidade depois do mar. Sim, e se está a pensar que o sal é ótimo para  deixar o seu cabelo ondulado estilo surfista, também é possível conseguir esse efeito com produtos para ondas que, além de criarem esse efeito, também o hidratam e desembaraçam.

E depois do verão, o que fazer?

Cortar, hidratar e voltar a pintar! Depois do verão, aproveite finalmente para cortar as pontas espigadas ou para fazer um corte radical, faça uma hidratação no cabeleireiro, retoque as madeixas ou dê-lhe uma nova cor. É o momento ideal para fazer perdurar esse bronzeado de verão, apostando num ombré ou num balayage, que realce o seu rosto e lhe dê luminosidade.

O caminho é só um: procurar o melhor cabeleireiro perto de si, ver imagens do espaço e ler os seus comentários, fazer uma marcação on-line e partilhar depois a sua experiência através de plataformas como a sheerME! Ninguém melhor do que um hairstylist para a aconselhar sobre os melhores tratamentos depois do verão e para cuidar de si com a máxima segurança. Deixamos só mais um mantra para este verão: Pesquisar, partilhar e reservar! Não é isto a que lhe soa a sheerME?