5 dicas para evitar a retenção de líquidos

5 dicas para evitar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é algo sério, que pode levar a outras complicações mais graves e que nunca deve ser ignorado. Um problema derivado de várias causas e que afeta principalmente as mulheres, consiste na formação de edemas (inchaços) devido a uma acumulação de líquido no espaço que envolve os tecidos e os órgãos do corpo. Normalmente, as zonas mais suscetíveis são as mãos e os pés, por uma razão simples: a forma gravitacional.

Mas afinal como se formam estes inchaços e porquê? Entre as múltiplas causas que podem estar na origem da retenção de líquidos, estão o descontrole hormonal durante a gravidez ou em determinadas fases do ciclo menstrual, a insuficiência cardíaca, doenças renais, falência hepática (em casos mais graves), ainda que a mais comum seja a insuficiência venosa. Esta faz com as que veias não consigam transportar convenientemente o sangue das extremidades para o coração, levando ao inchaço das pernas, mãos, pés e até braços, por vezes.

Tendo isto em conta, e se sofre de retenção de líquidos, é importante minimizar ao máximo os sintomas, apostando num estilo de vida mais saudável. Mostramos-lhe como.

Exercício e hidratação

Uma rotina saudável e ativa é fundamental para minimizar a retenção de líquidos. Opte por fazer exercício regularmente (mínimo três vezes por semana), apostando na corrida, treino personalizado com um personal trainer, natação ou caminhadas. Todos os exercícios cardio também são bem-vindos, já que ativam a circulação, levando a menos inchaço e menos desconforto ao longo do dia. A hidratação também é fundamental, por isso anote: beber dois litros de água por dia, no mínimo!

Previna-se com uma alimentação equilibrada

Já se sabe que uma alimentação variada e equilibrada é a base de um estilo de vida saudável. Com isto não queremos dizer que deve cortar totalmente nos doces, nas batatas fritas ou no fast food, mas evite sobretudo alimentos com muito sal e com alto teor de sódio no seu dia a dia. Guarde os excessos para de vez em quando e compense sempre com muita água, ou com chás como o chá verde ou o chá branco, por exemplo, que são altamente diuréticos e ainda têm um efeito antioxidante, libertando o corpo de toxinas.

Massagens e fisioterapia

Uma massagem drenante ou linfática comprime e pressiona os músculos, acabando por facilitar tanto a drenagem venosa como a linfática, prevenindo a acumulação de líquido, o desconforto e o inchaço nos membros superiores e inferiores. Hoje em dia, existem imensas opções que, além de melhorarem a circulação também ajudam a que relaxe e se mantenha mais equilibrada. O mesmo se aplica à fisioterapia que, ao facilitar a contração muscular, surte o mesmo efeito.

Encontre o seu espaço na sheerME

Na sheerME há muito por onde escolher quando se trata de minimizar a retenção de líquidos. Pode escolher um personal trainer e pedir um treino personalizado; pode marcar uma aula de natação num ginásio mais próximo de si e também pode consultar um nutricionista ou marcar uma massagem drenante. Uma espécie de pack de serviço que lhe traz qualidade de vida e melhora o seu dia a dia.

Uma novidade? Agora com o serviço on-demand pode ainda solicitar estes serviços para serem realizados em sua casa, com a máxima segurança. Melhor é impossível, não concorda?