A primavera é a altura certa para cuidar de si

A primavera é a altura certa para cuidar de si

A primavera está a chegar e traz com ela o momento certo para preparar o nosso corpo e mente para o desconfinamento. Assim, podemos aproveitar o chegar deste novo capítulo para melhorar a nossa saúde.

Relaxar, meditar, descansar, dormir, são tudo atividades que partem da mente e que promovem uma boa saúde, quer física, quer mental. Atividades como o Ioga, o Pilates ou o Tai Chi, estimulam muito a nossa mente a abrandar e são atividades em que a mente ocupa um papel central, essencial para a concentração e a respiração. Se é certo que todo o exercício físico promove uma boa saúde mental, também é verdade que há práticas que se focam mais nessa abordagem holística e que têm ajudado muitas pessoas a reorganizar os ritmos internos, nomeadamente o sono, manter o foco através do controlo da respiração ou da meditação e ainda ganhar melhor postura física.

Uma corrida, uma caminhada ou até mesmo meia hora a dançar na cozinha enquanto se prepara o jantar, são atividades capazes de nos fazer relaxar, diminuem os níveis de Cortisol (a hormona do stress) e elevam o estado de espírito.

Mas para além do exercício físico, há outros cuidados com o corpo que também contribuem para a saúde mental, um banho quente, pode fazer aumentar a Serotonina ou a Dopamina (hormonas responsáveis pela felicidade e bem-estar), também uma massagem com um óleo aromático pode ser capaz de nos elevar o espírito ou deixar-nos mais relaxados no fim de uma jornada de trabalho, essa massagem pode ser feita em casa, é a chamada automassagem, muito usada na medicina Ayurveda, e é um gesto de autocuidado físico que traz imensas consequências positivas para a mente. Alternativamente pode consultar um nutricionista para manter a sua alimentação organizada, equilibrada, e com as necessidades individualizadas do nosso organismo.

Outras coisas uma simples rotina de rosto de dia e de noite, podem contribuir para o nosso autocuidado e bem estar mental. Pode parecer um gesto simples e insignificante, mas lavar a cara, aplicar um creme, massajar o rosto enquanto nos olhamos ao espelho pode mesmo ajudar-nos nos dias mais difíceis, são os gestos pequenos que nos mostram que somos capazes, são estas pequenas conquistas baseadas no autocuidado que nos dão um boost de energia e de bom humor. Por isso, nunca se esqueça de cuidar de si, por fora e por dentro.

Já estivemos mais longe do fim, mas ainda há uma caminhada a fazer e todos os esforços para se manter de boa saúde (física e mental) importam. Com o chegar da primavera este é o momento certo para parar e começar a cuidar de si. Apenas com a nossa saúde física e mental em bom estado podemos recuperar da melhor forma. Com a sheerME pode encontrar os melhores profissionais para o ajudar nesta jornada, sejam profissionais de Ayurveda, Personal Trainers ou até mesmo Nutricionistas. Já sabe, fique em casa, em segurança e sempre com a sheerME!