Cuida de ti no in√≠cio da Primaveraūüíô

Cuida de ti no in√≠cio da Primaveraūüíô

Com a chegada da Primavera, √© importante cuidares de ti para garantires uma transi√ß√£o saud√°vel e feliz para esta nova esta√ß√£o. O teu corpo, a tua sa√ļde e a tua mente agradecem!ūüíô

Estas s√£o algumas dicas essenciais para entrares na Primavera da melhor forma.ūüĎá

Cuida da tua sa√ļde mental

Cuidar da sa√ļde mental √© importante durante todo o ano, mas pode ser particularmente importante durante as transi√ß√Ķes sazonais. As mudan√ßas nas esta√ß√Ķes podem trazer diversos stressors, tais como, mudan√ßas no clima, exposi√ß√£o √† luz solar, atividades sociais e rotinas di√°rias, que podem afetar o nosso bem-estar mental.

√Č importante cuidarmos da nossa sa√ļde mental com as mudan√ßas das esta√ß√Ķes para:

  • Prevenir ou aliviar os sintomas da depress√£o sazonal, que se trata de uma forma de depress√£o que est√° diretamente associada √† mudan√ßa das esta√ß√Ķes do ano, principalmente nos meses de Outono e Inverno.
  • Lidar e a gerir melhor as mudan√ßas nas rotinas, atividade sociais e responsabilidades que as mudan√ßas nas esta√ß√Ķes despoletam, que pode ser stressante para algumas pessoas.
  • Promover o autocuidado, para que as pessoas se sintam com mais energia e positivas durante as transi√ß√Ķes sazonais (por exemplo, realizar exerc√≠cio f√≠sico, mindfulness e socializar).

No geral, cuidar da sa√ļde mental durante as transi√ß√Ķes sazonais √© essencial para promover o bem-estar geral e gerir os n√≠veis de stress. √Č importante estar atento √†s necessidades de sa√ļde mental e haver o envolvimento em atividades que promovam o relaxamento, positividade e autocuidado.

E como a mudança de estação pode afetar o nosso humor e bem-estar?

A mudan√ßa das esta√ß√Ķes pode ter um impacto significativo no nosso humor e bem-estar. Mais especificamente, as transi√ß√Ķes sazonais podem afetar o/a:

  • Humor

Relacionado com a depressão sazonal (principalmente durante os meses de Inverno), podem-se experienciar sentimentos de tristeza, ansiedade, irritabilidade, fadiga e falta de interesse em atividade que costumam ser prazerosas. Por outro lado, o calor e o sol, durante os meses de Verão podem melhorar o humor e aumentar os níveis de energia.

  • Sono

Durante os meses de Inverno, dias mais curtos podem atrapalhar os padr√Ķes de sono e levar a uma sensa√ß√£o de fadiga. Por outro lado, dias mais longos durante o Ver√£o podem fazer com que se fique acordado at√© mais tarde e prejudicar o hor√°rio de sono.

  • Dieta e h√°bitos alimentares

Nos meses de Inverno, pode haver mais desejo por comidas caseiras e lanches com alto teor cal√≥rico, o que pode levar ao ganho de peso e a outros problemas de sa√ļde. Por outro lado, durante os meses de Ver√£o, podemos estar mais inclinados a comer refei√ß√Ķes mais leves e saud√°veis, o que pode melhorar a nossa sa√ļde e bem-estar geral.

  • Atividade f√≠sica

Durante os meses mais frios, pode ser menos prov√°vel que se fa√ßa exerc√≠cio ou atividades ao ar livre devido √†s condi√ß√Ķes clim√°ticas. Por outro lado, o clima mais quente durante os meses de Ver√£o pode encorajar a que as pessoas sejam mais ativas e a passar mais tempo ao ar livre.

No geral, a mudança de estação pode ter um impacto significativo no humor, sono, dieta e níveis de atividade física, por isso, é muito importante estar atento a essas mudanças e tomar medidas para prevenir e manter o seu bem-estar ao longo do ano.

* Escrito por Dra. Patr√≠cia Barroso, psic√≥loga cl√≠nica e da sa√ļde

Marca já na Khushi Minds através da sheerME

Ajusta a tua dieta

Ajustar a dieta na Primavera é importante por diversos motivos. A temperatura mais alta pode aumentar a transpiração e a perda de líquidos, tornando-se necessário beber mais água e outros líquidos para manter a hidratação do corpo.

Além disso, na Primavera, a natureza oferece-nos uma grande variedade de frutas e vegetais frescos. Incluir esses alimentos na nossa dieta pode trazer benefícios para o sistema imunológico, ajudar a regular o metabolismo e manter o corpo saudável.

Estes são alguns espaços onde podes marcar uma consulta de nutrição através da sheerME:

  1. Nutricionista Ana Morgado - Oeiras
  2. eStylo Nutrição & Coaching Olaias
  3. Nutri4Solutions - Porto
  4. Inês Valente Nutricionista
  5. Fitness You by Isabel Conde

Faz exercício físico

Fazer exerc√≠cios f√≠sicos na Primavera √© uma √≥tima maneira de aproveitar o clima mais agrad√°vel, melhorar o humor e a sa√ļde, al√©m de preparar o corpo para o Ver√£o.

O treino tem de ser ajustado a cada pessoa com base no perfil, necessidades e objetivos de cada um, independentemente da estação do ano, não esquecendo da hidratação (mais calor > maior ingestão de água).

Praticar exercício físico ao ar livre traz também diversos benefícios. Para além de ser uma forma de variar o tipo de treino, é também uma maneira de se sair da rotina e estar em contacto com a natureza. Também ajuda na produção de vitamina D, que é tão importante para o fortalecimento dos ossos...e dentes.

Estes são alguns espaços onde podes cuidar do teu corpo através da sheerME:

  1. √Ālvaro Anjos Exerc√≠cio e Sa√ļde
  2. CR7 Fitness by Crunch Prelada
  3. Gilson Albuquerque Personal Trainer
  4. Bu Ego Health & Fitness
  5. Est√ļdio de Personal Training - Underrated Studio

Cuida da tua pele

Durante a Primavera, a pele pode sofrer altera√ß√Ķes devido √† exposi√ß√£o solar mais intensa, ao aumento da temperatura e √† humidade. Cuidar da pele √© fundamental para mant√™-la saud√°vel, protegida e bonita.

Aqui est√£o algumas raz√Ķes pelas quais √© importante cuidar da pele na Primavera:

  1. Prote√ß√£o solar: Com o aumento da exposi√ß√£o solar na Primavera, √© fundamental utilizar protetor solar diariamente para prevenir o surgimento de manchas na pele. √Č ainda essencial utilizar chap√©us e √≥culos de sol.
  2. Hidratação e Limpeza: A mudança de temperatura pode afetar a hidratação da pele, tornando-a mais seca ou oleosa. Por isso, é importante manteres a tua pele hidratada com os produtos adequados ao teu tipo de pele.
  3. Renova√ß√£o celular: A Primavera √© uma √©poca de renova√ß√£o e isso pode-se refletir na pele. Tratamentos est√©ticos como peelings, esfolia√ß√Ķes e hidrata√ß√Ķes profundas podem ajudar a renovar a pele e deix√°-la mais saud√°vel e bonita para a nova esta√ß√£o.

Estes são alguns espaços onde podes cuidar da tua pele através da sheerME:

  1. DHEM Lisboa
  2. Universo da Beleza Porto
  3. Susana Anes Cabeleireiros
  4. Functional Drop Solinca Vasco da Gama
  5. MSC - Medical Skin Clinic & SPA

Atualiza e organiza o teu roupeiro

Com a chegada da Primavera, √© hora de guardares as tuas roupas de Inverno e atualizares o teu roupeiro com roupas leves e coloridas. Procura roupas feitas com materiais respir√°veis ‚Äč‚Äče confort√°veis, como algod√£o e linho.

Organizares o teu roupeiro também essencial para tornar o ambiente funcional e harmonioso.

Estes são alguns profissionais que te podem ajudar a mudar o teu estilo para a nova estação ou ajudar a organizar o teu roupeiro através da sheerME:

  1. Consultoria de Imagem e Stylist por Inês Martins
  2. Dello Clinique
  3. Ruth- Personal Organizer
  4. Dressy Project - Consultoria de Imagem
  5. Sónia Ribeiro Personal Organizer