Cuida de ti no início da Primavera💙

Cuida de ti no início da Primavera💙

Com a chegada da Primavera, é importante cuidares de ti para garantires uma transição saudável e feliz para esta nova estação. O teu corpo, a tua saúde e a tua mente agradecem!💙

Estas são algumas dicas essenciais para entrares na Primavera da melhor forma.👇

Cuida da tua saúde mental

Cuidar da saúde mental é importante durante todo o ano, mas pode ser particularmente importante durante as transições sazonais. As mudanças nas estações podem trazer diversos stressors, tais como, mudanças no clima, exposição à luz solar, atividades sociais e rotinas diárias, que podem afetar o nosso bem-estar mental.

É importante cuidarmos da nossa saúde mental com as mudanças das estações para:

  • Prevenir ou aliviar os sintomas da depressão sazonal, que se trata de uma forma de depressão que está diretamente associada à mudança das estações do ano, principalmente nos meses de Outono e Inverno.
  • Lidar e a gerir melhor as mudanças nas rotinas, atividade sociais e responsabilidades que as mudanças nas estações despoletam, que pode ser stressante para algumas pessoas.
  • Promover o autocuidado, para que as pessoas se sintam com mais energia e positivas durante as transições sazonais (por exemplo, realizar exercício físico, mindfulness e socializar).

No geral, cuidar da saúde mental durante as transições sazonais é essencial para promover o bem-estar geral e gerir os níveis de stress. É importante estar atento às necessidades de saúde mental e haver o envolvimento em atividades que promovam o relaxamento, positividade e autocuidado.

E como a mudança de estação pode afetar o nosso humor e bem-estar?

A mudança das estações pode ter um impacto significativo no nosso humor e bem-estar. Mais especificamente, as transições sazonais podem afetar o/a:

  • Humor

Relacionado com a depressão sazonal (principalmente durante os meses de Inverno), podem-se experienciar sentimentos de tristeza, ansiedade, irritabilidade, fadiga e falta de interesse em atividade que costumam ser prazerosas. Por outro lado, o calor e o sol, durante os meses de Verão podem melhorar o humor e aumentar os níveis de energia.

  • Sono

Durante os meses de Inverno, dias mais curtos podem atrapalhar os padrões de sono e levar a uma sensação de fadiga. Por outro lado, dias mais longos durante o Verão podem fazer com que se fique acordado até mais tarde e prejudicar o horário de sono.

  • Dieta e hábitos alimentares

Nos meses de Inverno, pode haver mais desejo por comidas caseiras e lanches com alto teor calórico, o que pode levar ao ganho de peso e a outros problemas de saúde. Por outro lado, durante os meses de Verão, podemos estar mais inclinados a comer refeições mais leves e saudáveis, o que pode melhorar a nossa saúde e bem-estar geral.

  • Atividade física

Durante os meses mais frios, pode ser menos provável que se faça exercício ou atividades ao ar livre devido às condições climáticas. Por outro lado, o clima mais quente durante os meses de Verão pode encorajar a que as pessoas sejam mais ativas e a passar mais tempo ao ar livre.

No geral, a mudança de estação pode ter um impacto significativo no humor, sono, dieta e níveis de atividade física, por isso, é muito importante estar atento a essas mudanças e tomar medidas para prevenir e manter o seu bem-estar ao longo do ano.

* Escrito por Dra. Patrícia Barroso, psicóloga clínica e da saúde

Marca já na Khushi Minds através da sheerME

Ajusta a tua dieta

Ajustar a dieta na Primavera é importante por diversos motivos. A temperatura mais alta pode aumentar a transpiração e a perda de líquidos, tornando-se necessário beber mais água e outros líquidos para manter a hidratação do corpo.

Além disso, na Primavera, a natureza oferece-nos uma grande variedade de frutas e vegetais frescos. Incluir esses alimentos na nossa dieta pode trazer benefícios para o sistema imunológico, ajudar a regular o metabolismo e manter o corpo saudável.

Estes são alguns espaços onde podes marcar uma consulta de nutrição através da sheerME:

  1. Nutricionista Ana Morgado - Oeiras
  2. eStylo Nutrição & Coaching Olaias
  3. Nutri4Solutions - Porto
  4. Inês Valente Nutricionista
  5. Fitness You by Isabel Conde

Faz exercício físico

Fazer exercícios físicos na Primavera é uma ótima maneira de aproveitar o clima mais agradável, melhorar o humor e a saúde, além de preparar o corpo para o Verão.

O treino tem de ser ajustado a cada pessoa com base no perfil, necessidades e objetivos de cada um, independentemente da estação do ano, não esquecendo da hidratação (mais calor > maior ingestão de água).

Praticar exercício físico ao ar livre traz também diversos benefícios. Para além de ser uma forma de variar o tipo de treino, é também uma maneira de se sair da rotina e estar em contacto com a natureza. Também ajuda na produção de vitamina D, que é tão importante para o fortalecimento dos ossos...e dentes.

Estes são alguns espaços onde podes cuidar do teu corpo através da sheerME:

  1. Álvaro Anjos Exercício e Saúde
  2. CR7 Fitness by Crunch Prelada
  3. Gilson Albuquerque Personal Trainer
  4. Bu Ego Health & Fitness
  5. Estúdio de Personal Training - Underrated Studio

Cuida da tua pele

Durante a Primavera, a pele pode sofrer alterações devido à exposição solar mais intensa, ao aumento da temperatura e à humidade. Cuidar da pele é fundamental para mantê-la saudável, protegida e bonita.

Aqui estão algumas razões pelas quais é importante cuidar da pele na Primavera:

  1. Proteção solar: Com o aumento da exposição solar na Primavera, é fundamental utilizar protetor solar diariamente para prevenir o surgimento de manchas na pele. É ainda essencial utilizar chapéus e óculos de sol.
  2. Hidratação e Limpeza: A mudança de temperatura pode afetar a hidratação da pele, tornando-a mais seca ou oleosa. Por isso, é importante manteres a tua pele hidratada com os produtos adequados ao teu tipo de pele.
  3. Renovação celular: A Primavera é uma época de renovação e isso pode-se refletir na pele. Tratamentos estéticos como peelings, esfoliações e hidratações profundas podem ajudar a renovar a pele e deixá-la mais saudável e bonita para a nova estação.

Estes são alguns espaços onde podes cuidar da tua pele através da sheerME:

  1. DHEM Lisboa
  2. Universo da Beleza Porto
  3. Susana Anes Cabeleireiros
  4. Functional Drop Solinca Vasco da Gama
  5. MSC - Medical Skin Clinic & SPA

Atualiza e organiza o teu roupeiro

Com a chegada da Primavera, é hora de guardares as tuas roupas de Inverno e atualizares o teu roupeiro com roupas leves e coloridas. Procura roupas feitas com materiais respiráveis ​​e confortáveis, como algodão e linho.

Organizares o teu roupeiro também essencial para tornar o ambiente funcional e harmonioso.

Estes são alguns profissionais que te podem ajudar a mudar o teu estilo para a nova estação ou ajudar a organizar o teu roupeiro através da sheerME:

  1. Consultoria de Imagem e Stylist por Inês Martins
  2. Dello Clinique
  3. Ruth- Personal Organizer
  4. Dressy Project - Consultoria de Imagem
  5. Sónia Ribeiro Personal Organizer