Meditar faz bem e recomenda-se: faça-o todos os dias!

Meditar faz bem e recomenda-se: faça-o todos os dias!

Muito se tem falado sobre os benefícios da meditação no corpo e na mente mas em que é que realmente esta prática é benéfica para o seu dia a dia? Diariamente, somos confrontados com inúmeros desafios profissionais ou pessoais, que necessitam ser geridos da melhor forma.

O que nem sempre acontece é conseguirmos ter o discernimento e a capacidade de gerir as emoções da melhor forma, acumulando muitas vezes más energias ou sentimentos que nos pesam e têm um impacto evidente na nossa saúde física e mental.

É aqui que podem entrar técnicas como a meditação que, além de contribuírem para uma melhoria de estados de ansiedade, fortalecem o sistema imunitário.

Ideal para fortalecer a memória

Saber parar e desconectar por momentos durante o dia só lhe traz benefícios. Meditar reestrutura a parte neuroquímica do cérebro, o que aumenta a flexibilidade cognitiva e a qualidade da saúde mental. A partir da meditação, é possível treinar para um melhor raciocínio, bem como para reagir de forma ponderada e tranquila a situações adversas ou que podem gerar conflito por algum motivo.

Favorece a imunidade

Se sente que está constantemente resfriado ou com gripe, é provável que o seu sistema imunológico precise de uma ajuda para funcionar perfeitamente. Pode ser uma baixa de defesas provocada pelo stress ou ansiedade, que leva a que o seu sistema imunitário seja mais débil. A meditação também contribui para um fortalecimento das suas defesas, já que, ao melhorar a forma como reage a situações de stress, contribui também para um aumento das suas defesas e energia.

Melhora a postura e a circulação

Um dos princípios da meditação é a correção da postura. O correto alinhamento do corpo com o chão permite-lhe abrir mais facilmente os pulmões, facilitando a respiração profunda e o relaxamento. Por outro lado, está comprovado que meditar cerca de 20 minutos por dia fomenta a boa circulação e diminui o risco de problemas cardíacos. Essa oxigenação do sangue, em parte provocada por técnicas de respiração controlada, associada ao relaxamento da mente, faz com que se sinta mais tranquilo nas tarefas que tem a desenvolver no dia a dia.

Diminui indícios de depressão e ansiedade

Ao ser um exercício guiado pelo controle da respiração, a meditação influi diretamente no domínio da ansiedade - caracterizada também por uma perda de controle da respiração - ou da depressão. Pensamentos negativos ou estados depressivos podem melhor com o simples ato de meditar, já que há vários estudos que comprovam que a meditação diária fortalece o cérebro e prepara-o para enfrentar desafios ou adversidades que possam ocorrer na sua vida.

Corpo e mente em forma

Uma mente saudável e ativa faz com que sinta mais energia para exercitar o corpo. Está tudo interligado, quanto mais forte estiver psicologicamente  melhor estará fisicamente. Por outro lado, ao controlar os seus níveis de ansiedade controla também de certa forma o seu peso, já que a sua saúde gastrointestinal sai beneficiada desta prática. Ao meditar, também reduz os níveis de cortisol e de stress, favorecendo o seu bem-estar a todos os níveis.


Sobre a meditação, precisa de mais argumentos para iniciar esta prática? Quer sofra de ansiedade ou simplesmente pretenda ter mais auto-controle sobre as suas emoções e viver dias mais tranquilos, meditar diariamente é sempre uma excelente opção.

Cuidar de si e da sua saúde deve ser sempre uma prioridade, não concorda? Medite também sob este assunto e encontre o seu centro ideal! Como sempre, e depois do confinamento terminar, temos vários espaços de wellness à sua espera na sheerME.