O que é a Homeopatia?

O que é a Homeopatia?

A Biobaiza caracteriza-se por ser um espaço onde a saúde e o bem-estar é valorizado e o foco principal da sua atenção. Para tal, dispõe de equipamentos adequados à prática da recuperação física, massagem com diversas técnicas adequadas e customizadas ao tipo, característica e necessidade de cada paciente.

Têm ainda consultórios equipados para o exercício médico vertente natural, nutrição, hipnoterapia, coaching e PNL. E para complementar todas estas valências dispõem ainda de gabinete próprio para a estética e beleza, com todos os equipamentos mais modernos assim como sala de banho.

No Dia Mundial da Homeopatia, a Biobaiza deu-nos a conhecer o que é a homeopatia e os seus benefícios para a saúde.

O que é a homeopatia?

Atualmente uma franja da sociedade está a descobrir ou a redescobrir esta prática milenar da homeopatia, os seus métodos, e começa cada vez mais a utilizar esta forma de medicina que tem tudo para satisfazer as suas exigências atuais. Destacando, desde logo, o custo módico das preparações, o respeito pela individualidade e pela ecologia de cada pessoa e meio ambiente.

Na homeopatia, o foco não é só a doença, mas também o ambiente que rodeia o paciente, a higiene corporal e emocional, o urbanismo, a cultura física, a alimentação permitindo uma análise/diagnóstico numa perspetiva holística tendo em conta a pessoa na sua totalidade e individualidade, e assim poder então adequar a medicação homeopata e o estilo de vida de cada para a promoção da sua saúde e bem-estar.

Marca já a tua consulta de homeopatia através da sheerME

Para que serve a Homeopatia?

O método de cura homeopático consiste em compensar as fragilidades do organismo, o medicamento homeopático comporta-se como um modulador que atua com suavidade a partir do interior, estimulando o organismo para que este organize as suas próprias defesas (estimulando o sistema imunitário).

A homeopatia não pode fazer nada contra uma lesão importante, numa vítima de acidente com traumatismo exposto, a homeopatia apenas pode tentar aliviar a dor, o paciente deve ser imediatamente conduzido a um hospital ou posto de saúde. Se se impuser uma intervenção cirúrgica, a homeopatia só poderá servir como terapia de reconforto, para ajudar a ultrapassar o choque operatório. Fora esta limitação, a homeopatia tem sempre uma palavra a dizer no restabelecimento da saúde.

Quais os benefícios da Homeopatia?

A cada remédio corresponde um conjunto de sinais e, na ótica homeopática, iremos procurar estabelecer uma correspondência entre o estado do doente e um ou vários medicamentos. Recordemos que o que mais nos interessa é o doente e não a doença.

Os mais de dois mil medicamentos homeopáticos já inventariados, dão-nos:

  • Uma enorme abrangência de opções para fazer face à maioria das afeções.
  • Segurança, devido às doses infinitesimais o risco de efeitos secundários é muito reduzido.
  • Custo do tratamento é muito mais reduzido comparado com os medicamentos químicos.
  • Não cria habituação, os medicamentos agem quando devem agir, e seguindo o conselho do profissional tem um tempo, “não é para toda a vida”.

Os medicamentos homeopáticos são excelentes para restabelecer a saúde em situações de patologias crónicas, pois alteram o comportamento do organismo ao nível celular, promovendo o equilíbrio e a recuperação orgânica.

Os medicamentos homeopáticos são produzidos a partir de substâncias presentes nos diversos reinos:

  • Reino animal – substâncias extraídas de partes ou do animal inteiro, ex. veneno de cobra.
  • Reino vegetal – princípios ativos extraídos de plantas, muitos deles muito tóxicos.
  • Reino mineral – diversidade não escasseia nesta área e desde o sal marinho, magnésio, silício, etc.

Os medicamentos homeopáticos podem ser apresentados das seguintes formas:

  • Os grânulos – pequenas pérolas esféricas de lactose ou sacarose que contêm o medicamento, à diluição escolhida.
  • Os glóbulos - são pequenas bolas, do tamanho da cabeça de alfinete, que são prescritos por dose, uma dose é um tubo com diversos glóbulos.
  • Formulas líquidas – as diluições são acondicionadas numa base alcoólica e são administradas em forma de gotas.
  • Pomadas, unguentos, linimentos, inaladores – para utilizações externas em feridas ou doenças de pele.
  • Ampolas – as substâncias são acondicionadas numa base aquosa para introdução subcutânea.
Começa já a cuidar da tua saúde!

Na BioBaiza pode recorrer a uma consulta de homeopatia, na qual será feita a avaliação e diagnóstico, bem como, a prescrição das fórmulas mais adequadas à reposição da saúde ao paciente.

Destaque-se ainda que devido à sua abrangência, a homeopatia pode por si só resolver inúmeros problemas de saúde, ou pode complementar tratamentos que já venham prescritos por outros profissionais de saúde.

Outra das técnicas onde a homeopatia é utilizada, e com bastante sucesso, é na aplicação em mesoterapia onde as fórmulas ou substâncias são aplicadas de forma injetável em áreas do corpo afetadas, como por exemplo para o tratamento de tendinites, tratamento às varizes, recuperação e melhoria do aspeto de cicatrizes, melhoria das afeções dolorosas, (ciática, bursites, traumas, etc).