Os cuidados com o corpo e a saúde mental

Os cuidados com o corpo e a saúde mental

Setembro é o mês da prevenção do suicídio, também apelidado de Setembro Amarelo, e tem como objectivo sensibilizar para as questões relacionadas com a saúde mental. O corpo e a mente funcionam como um todo, por isso, quer os cuidados com o corpo, quer os cuidados com a mente devem ser abordados e tratados holisticamente.

Relaxar, meditar, descansar, dormir, são tudo atividades que partem da mente e que promovem uma boa saúde, quer física, quer mental. Actividades como o Ioga, o Pilates ou o Tai Chi, estimulam muito a nossa mente a abrandar, são actividades em que a mente ocupa um papel central, essencial para a concentração e a respiração. Se é certo que todo o exercício físico promove uma boa saúde mental, também é verdade que há práticas que se focam mais nessa abordagem holística e que têm ajudado muitas pessoas a reorganizar os ritmos internos, nomeadamente o sono, manter o foco através do controlo da respiração ou da meditação e ainda ganhar melhor postura física.

Uma corrida, uma caminhada, uma aula de natação ou até mesmo meia hora a dançar na cozinha enquanto se prepara o jantar, são actividades capazes de nos fazer relaxar, diminuem os níveis de Cortisol (a hormona do stress) e elevam o estado de espírito.

Sugestões de Tai Chi ou de Yoga

Mas para além do exercício físico, há outros cuidados com o corpo que também contribuem para a saúde mental, um banho quente, pode fazer aumentar a Seratonina ou a Dopamina (hormonas responsáveis pela felicidade e bem-estar), também uma massagem com um óleo aromático pode ser capaz de nos elevar o espírito ou deixar-nos mais relaxados no fim de uma jornada de trabalho, essa massagem pode ser feita num spa – onde todo o ambiente promove o relaxamento – mas também pode ser feita em casa, é a chamada auto-massagem, muito usada na medicina ayurveda, e é um gesto de auto-cuidado físico que traz imensas consequências positivas para a mente.

Sugestões de Spa ou Medicina Ayurveda

Outras coisas como um corte de cabelo novo, ou até mesmo uma simples rotina de rosto de dia e de noite, podem contribuir para o nosso auto-cuidado e bem estar mental. Pode parecer um gesto simples e insignificante, mas lavar a cara, aplicar um creme, massajar o rosto enquanto nos olhamos ao espelho pode mesmo ajudar-nos nos dias mais difíceis, são os gestos pequenos que nos mostram que somos capazes, são estas pequenas conquistas baseadas no auto-cuidado que nos dão um boost de energia e de bom humor. Por isso, nunca se esqueça de cuidar de si, por fora e por dentro.

Os problemas relacionados com a saúde mental não se resolvem apenas com estes mecanismos de auto-cuidado, se sente necessidade ou precisa de ajuda, não hesite em contactar um médico ou profissional ou consultar as várias linhas de apoio e de prevenção (Voz Amiga: 21 354 45 45), o mesmo se aplica a todos os que conhecem alguém que possa precisar de ajuda psicológica. A saúde mental também conta!