sheerME convida... Sofia Bichão, fundadora da BBody Barre Academy

sheerME convida... Sofia Bichão, fundadora da BBody Barre Academy

O BBody Barre Academy é um estúdio digital, que surge da necessidade de ajudar os seus membros a criar um lifestyle saudável e equilibrado. Convidámos a Sofia Bichão, fundadora do BBody Barre Academy, para nos falar um pouco mais sobre o seu percurso e como surgiu a ideia de criar este estúdio.

1. Como surgiu a ideia de criar o BBody Barre Academy?

Surgiu da junção de dois mundos que sempre fizeram parte da minha vida e que, com o BBody Barre, se uniram na perfeição. Sendo licenciada e pós-graduada na área da comunicação e marketing e também licenciada em Dança, trabalhei muitos anos para outros, nestas duas áreas. Em 2020, com o surgimento das aulas online, vi a oportunidade de juntar todas as minhas valências e aprendizagens num único projeto. E assim surgiu este estúdio digital onde dou as aulas do meu método de Barre, em formato on-demand e dentro de um programa de membership.

No fundo, o BBody Barre espelha muito o meu próprio percurso e a minha curiosidade e vontade de aprender mais sobre outras modalidades e terapias ligadas à mente, que ajudem a combater o stress do dia-a-dia e a ansiedade. A visão que tenho para o BBody Barre vai, por isso, muito além do que apenas aulas de condicionamento físico. Temos também planos de refeições e listas de compras, desenhados por nutricionistas, planos de treinos com o objetivo de ajudar as pessoas a criar uma rotina e a disciplina necessária para que consigam viver com menos stress, aulas de meditação e breathwork. E, mais recentemente, uma nova rúbrica chamada "BBody Wellness", onde abordamos temas relacionados com a saúde e o bem-estar, como a nutrição, a importância do sono, o papel das hormonas na mulher, entre muitos outros.


2. De que forma é que as práticas do BBody Barre Academy promovem o equilíbrio mental e emocional dos alunos?

O que oferecemos pretende ter uma abordagem 360, que ligue corpo e mente num só e que ajude as pessoas a serem mais saudáveis, de forma equilibrada e sem extremismos. Devemos trabalhar o corpo e ser consistentes (os planos de treinos semanais que oferecemos), mas também nutri-lo de forma adequada (planos de refeições desenvolvidos pela nossa equipa de nutricionistas) e lembrarmo-nos que trabalhar a nossa respiração e o nosso foco e concentração é essencial para acalmar o turbilhão de pensamentos a que estamos sujeitos a toda a hora (que é possível com as aulas de meditação e breathwork da plataforma, que são incluídas no plano semanal enviado a todos os membros). No fundo, o meu desejo, enquanto fundadora, é que o BBody Barre seja um espaço de bem-estar em que os membros trabalham em si, para si.

3. Como é que o lema "Every Body is a Ballet Body" reflete a inclusividade da BBody Barre Academy?

As aulas do método do BBody Barre não exigem qualquer experiência por parte dos alunos. O Ballet, tal como as outras modalidades que tiveram o seu papel importante na criação do método - dança contemporânea, pilates e yoga - são utilizadas apenas como inspiração, no que respeita a posições, posturas e determinados movimentos. Além disso, muitas vezes há a ideia que é necessário um tipo de corpo específico para fazer estas aulas, algo que quis desmistificar desde o início, daí o nascimento do nosso claim "Every Body is a Ballet Body". O que significa que todos os corpos são válidos e bem-vindos para as aulas do método. Para além disso, em todas as aulas são dadas opções, com o objetivo de todos conseguirem adaptar ao seu nível e condição física


4. Esta parceria com a sheerME trouxe quais benefícios para a BBody Barre Academy?

Enquanto fundadora tenho sempre um prazer especial em associar-me a marcas que trabalham com o mesmo objetivo que o BBody: ajudar os outros a serem mais saudáveis e ativos nas práticas de "self-care". E espero, acima de tudo, conseguir chegar a mais pessoas e ajudá-las a trabalhar corpo e mente.