Treino ao ar livre: benefícios para o corpo e para a mente!

Treino ao ar livre: benefícios para o corpo e para a mente!

O que tem de ser tem (sempre) muita força! E quando o assunto é o treino físico nunca deve ser ignorado. Sabemos que, às vezes, a preguiça de ir ao ginásio vence mas, e principalmente nos meses de verão, não há desculpas para não se exercitar ao ar livre.

Está comprovado que o treino no exterior traz enormes benefícios para a nossa saúde física e mental, além de ser bastante económico e possível de se fazer em todo o lado. Conhece todos os benefícios e quais são os melhores exercícios para  treinar fora das quatro paredes do ginásio? Continue a ler!

Reduz o stress e aumenta o bem-estar geral

Há vários estudos que indicam que treinar ao ar livre aumenta o equilíbrio, reduz o stress e aumenta a produtividade. Uma corrida ou caminhada diária contribui para a diminuição da pressão arterial e combate estados depressivos, além de que os estímulos diferentes que  poderá receber todos os dias ajudam a ter uma maior concentração no momento do exercício e após.

Aumenta os níveis de vitamina D e de endorfinas

A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio e regeneração óssea, para além de estimular o sistema imunológico. Treinos ao ar livre estimulam a sua dose diária, contribuindo para o bom funcionamento do corpo, assim como também potencia o aumento de endorfinas, levando a que se sinta bem e feliz depois de um treino exterior.

Aumenta o equilíbrio

Sabia que caminhar na areia, por exemplo, estimula a proprioceptividade? Ou por outras palavras, estimula o equilíbrio, que é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, a sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição sem utilizar a visão. Aproveite para dar passeios matinais na praia e ainda bronzear-se! Por outro lado, também as corridas ou as flexões inclinadas ao ar livre permitem outro tipo de intensidade variável diferente do que se fosse no ginásio, já que nem sempre os solos são perfeitamente lisos ou as inclinações iguais.

Maior concentração e intensidade variável

Não é o mesmo correr no ginásio do que ao ar livre. O percurso é sempre mais imprevisível, com altos e baixos, o que faz com que a intensidade possa variar. O mesmo se aplica a andar de bicicleta, à caminhada ou em flexões com inclinação, por nem sempre encontrar as mesmas condições. Isto também ativa a concentração, já que tem de ir atento e reagir aos imprevistos que possam surgir no percurso.

Os melhores desportos para praticar ao ar livre

A corrida e a caminhada são desportos excelentes para praticar ao ar livre. Além disso, fazer BTT ou andar de bicicleta pela cidade também são desportos completos e muito em conta. Para os que querem equilibrar o corpo e mente, o ideal pode ser praticar yoga ou pilates ao ar livre. Por outro lado, e se privilegia e acredita nos efeitos positivos da prática de exercício físico no exterior, contrate um Personal Trainer que prepare para si um plano de treinos adaptado às suas necessidades.

Encontrar Personal Trainers na sua cidade

Treinar ao ar livre traz-lhe benefícios para o corpo e para mente, e a sua prática não deve ser ignorada. Basta uma caminhada diária para se sentir melhor, por isso não há desculpas para não pegar na garrafa de água e sair para treinar. O importante é exercitar o corpo durante todo o ano, e o verão é ainda mais perfeito para atividades ao ar livre.

E se gosta de planear a longo prazo e já está a pensar no inverno, já sabe o que tem de fazer: o regresso ao ginásio nunca deve ser posto de lado e na sheerME temos a solução. Encontre o seu ginásio mais próximo e treine todas as semanas! Pela sua saúde física e mental!