"Todas as pessoas deviam ir ao psicólogo uma vez na vida"

"Todas as pessoas deviam ir ao psicólogo uma vez na vida"

Petra Tavares é Psicóloga Clínica, Coach e Mentora, mas acima de tudo uma pessoa de pessoas que ama trabalhar por elas, para elas e com elas. Por esta razão, quisemos conhecê-la melhor e saber algumas técnicas para melhor a autoestima e confiança.

Fala-nos resumidamente sobre ti.

Além de formações na área da Psicologia, sou especializada em Intervenção com Crianças e Adolescentes, Psicologia Social das Organizações, Certificada em Coaching e em Inteligência Emocional. Amo a área clínica e do desenvolvimento pessoal pois sei o quanto mudou a minha vida e hoje permite-me ajudar outras pessoas a mudarem a sua também!

Já contactei diretamente com centenas de pessoas em mais de 12 países, através de acompanhamentos individuais, grupos terapêuticos e mentorias, fui convidada oito vezes para programas de televisão e para participar em diversos artigos.

Atualmente trabalho online, com acompanhamento individual, acompanhamento em grupo (grupos terapêuticos), e mentoria na área do empreendedorismo autêntico, tudo para servir o outro mais e melhor! Conto ainda com uma equipa de psicólogas e juntas procuramos mostrar às pessoas que não estão sozinhas.

O meu lema é “vive com propósito e confia no processo”, e o que faço é para puder ajudar pessoas a aproximarem-se de uma vida (bem mais) intencional!

Como é que o teu interesse pela profissão de psicóloga surgiu? Foi uma área em que sempre tiveste interesse?

Na época do secundário ainda não sabia bem o que queria fazer, mas sempre soube que tinha que ter uma profissão relacionada com as ciências sociais e humanas porque sempre gostei de falar (e muito) e estar perto de pessoas. Desde miúda era muito faladora (inclusive nas aulas) e não me via numa profissão onde não comunicasse tanto quanto gosto!

A minha irmã mais velha seguiu psicologia, eu tive psicologia no secundário e fez match! Não me via a fazer outra coisa e nas cinco opções para escolher um curso para ingressar na Universidade, coloquei cinco vezes psicologia.

Qual é a mais-valia de frequentarmos um profissional de psicologia?

São tantas! Por vezes pensamos que só devia ir ao psicólogo quem tem alguma psicopatologia, diagnóstico na área da saúde mental ou um “problema”, mas não! É sobre termos alguém com quem falar sobre coisas que nunca falamos com ninguém. É só abrir as “portas da nossa casa” por muito desarrumada que ela esteja, e permitir que alguém nos ajude a arrumá-la. É ter alguém que funciona como um espelho para nós e nos ajuda a perceber quais são os nossos valores, se estamos a viver de acordo com eles e o que podemos fazer para nos aproximarmos da vida que realmente queremos viver.

É ver que somos muito mais do que o momento que vivemos atualmente, do que os problemas, dúvidas e questionamentos que passamos no aqui e agora, mas que realmente podemos construir a vida que desejamos viver.

Todos deviam ao psicólogo nem que for uma vez na vida e arrumar as gavetas que por muito direitas que estejam precisam sempre de um check-up.

Qual é o teu objetivo como profissional?

Chegar cada vez a mais pessoas! Hoje tenho a honra de alcançar centenas de vidas através da minha página do Instagram, canal do YouTube, comunidade no WhatsApp, podcast, ebooks, grupos, mentorias, mas a verdade é que nunca tive o desejo de atrair muitas pessoas. Sempre tive só um desejo: TRANSBORDAR! E é isso que faço!

Eu trabalho para, por e com pessoas, e é isso que irei sempre fazer por todos os que me acompanham. E essa sempre será a minha missão – ajudar as pessoas que por mim passam a aproximarem-se do seu propósito.

Quero também contribuir para a qualidade de vida de outros colegas ao ajudar a criar postos de trabalho – hoje em dia tenho uma equipa de cinco psicólogas e começo pouco a pouco a aproximar-me desse objetivo.

Que conselhos podes deixar aos nossos leitores que querem melhorar a sua autoestima e confiança?

1- Autoconhecimento
Procura conhecer-te - os teus interesses, o que queres fazer, o que te dá prazer, o que te entusiasma, o que faz sentir vivo. Como podes gostar de alguém que não conheces verdadeiramente?

2- Muda a tua mente
Muda as tuas crenças sobre ti mesmo - o que pensas acerca de ti? Que não tens valor? Que não vais ser capaz? Escreve e à frente de cada crença negativa substitui por uma crença positiva. Lê em voz alta para ti mesmo.

3- Troca a autocrítica pela autocompaixão
Quando o teu diálogo interno entrar em cena, pergunta a ti próprio o que dirias a um amigo se estivesse na mesma situação. Irias criticá-lo? Não. Então porque fazes isso com a pessoa mais importante da tua vida que és tu?

4- Estabelece pequenas metas e comemora
Por vezes estabelecemos metas enormes e irrealistas em tempo útil. Devemos ter sonhos grandes sim, mas metas pequenas para cada dia/semana. E ao alcançares cada meta, comemora cada uma e sê grato por isso.

5- Compara-te sim! Mas contigo
Muitas vezes acreditamos que o nosso sucesso ou felicidade só será alcançado se superarmos os outros. Mas se tu és a única pessoa com a tua impressão digital, como procurar ser igual a outra? Foca-te em seres melhor do que eras ontem e não melhor do que outra pessoa.

6- Cerca-te das pessoas certas
De que vale quereres melhorar o relacionamento contigo mesmo, se os ambientes e pessoas com quem lidas te intoxicam? Tenta minimizar ou eliminar o tempo que ficas exposto a ambientes ou pessoas que te fazem sentir mal.

Marca já uma sessão de avaliação com a Petra através da sheerME.